Um diálogo entre cinema, arte e ciência: pistas para uma crítica aos paradigmas da ciência moderna
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202051.300-319Palavras-chave:
Arte. Ciência. Falso Documentário. Ficções filosóficas. Vilém Flusser.Resumo
Neste trabalho buscamos fazer uma reflexão crítica sobre os processos de produção de conhecimento e sobre o estatuto epistemológico da ciência moderna e do fazer científico tomando a perspectiva de Vilém Flusser como ponto de partida. Questionamos seus regimes de verdade a partir do paralelo entre a crença na imagem cinematográfica e nas imagens técnicas e a crença na aparente objetividade do conhecimento científico. Encontramos pistas para uma crítica aos paradigmas da ciência moderna em abordagens que privilegiem outras formas de racionalidades e de relações com o mundo. A criação artística e poética se torna um desses caminhos através da racionalidade estético-expressiva, como proposta por Santos (2002), como também na hipótese das Ficções filosóficas, proposta epistemológica de Flusser de uma forma de conhecimento que dissolva as barreiras entre arte e ciência. Esses caminhos podem nos dar a chance de estabelecer uma dimensão estética para a ciência que supere seu aparente desencantamento e insuficiência para resolver os problemas do mundo. A partir da observação de filmes denominados como falsos documentários, refletimos sobre o poder que a ficção tem de enxergar a realidade que ultrapassa a verdade e no poder do pensamento que supere e modifique os limites da verdade de seu próprio tempo, atuando ele próprio como questionamento crítico das ordens de pensamento em voga.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.