Os modelos culturais e a crise da educação: caminhos pedagógicos na Comunicologia de Vilém Flusser
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202051.103-121Palavras-chave:
Vilém Flusser. Comunicologia. Cultura e Educação.Resumo
O propósito deste estudo é investigar a Comunicologia proposta por Vilém Flusser por meio de seu diagnóstico sobre as transformações éticas, estéticas e epistemológicas impostas às sociedades. Esta interrogação parte da compreensão do autor de que os modelos culturais passam por uma crise, cujo centro está na incerteza sobre a consolidação dos comportamentos, das vivências e dos conhecimentos, especialmente observados nas estruturas educacionais. Tema pouco explorado do pensamento flusseriano, a educação é compreendida como comunicação ideologicamente planejada para o funcionamento social e defendida como possibilidade de construção de novos saberes, mais conscientes e engajados diante dos cenários observados pelo autor. Com o objetivo de realizar a análise desta proposição pedagógica, esta pesquisa realiza levantamento bibliográfico destes temas, postos em diálogo com as demais reflexões de Flusser. Esta contextualização auxilia na contribuição do autor em elucidar a profunda contradição que cerca a formação do conhecimento neste início de século XXI, interposto pela intensificação de dispositivos que prometem o livre acesso global em um ambiente que incita a revisão emergente das estruturas de aprendizado.Downloads
Referências
ANDERS, Günther. La obsolescencia del hombre: sobre el alma en la época de la revolución industrial. Valencia: Pre-textos, 2011a. 1 v.
ANDERS, Günther. La obsolescencia del hombre: sobre la destrucción de la vida en época de la tercera revolución industrial. Valencia: Pre-textos, 2011b. 2 v.
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalem: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
CASSIRER, Ernst. A filosofia das formas simbólicas. Martins Fontes: São Paulo, 2004.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: É Realizações, 2018.
FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
FLUSSER, Vilém. Pós-História: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Annablume, 2011a.
FLUSSER, Vilém. A dúvida. São Paulo: Annablume, 2011b.
FLUSSER, Vilém. A Escrita: há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
FLUSSER, Vilém. Kommunikologie weiter denken. Frankfurt: Fischer Verlag, 2009.
FLUSSER, Vilém. A história do diabo. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, Vilém. Bodenlos: uma autobiografia filosófica. São Paulo: Annablume, 2007a.
FLUSSER, Vilém. Kommunikologie. Frankfurt: Fischer, 2007b.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007c.
FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Annablume, 2007d.
FLUSSER, Vilém. Da religiosidade: a literatura e o senso de realidade. São Paulo: Escrituras, 2002.
FLUSSER, Vilém. Ensino Estético. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 1989.
FLUSSER, Vilém. On writing, complexity and the technical revolutions. Interview by Miklós Peternák. Osnabrück: Universität der Künste Berlin, 1988. 1 DVD (10 min).
FLUSSER, Vilém. Escola Primária. In. 1-ANP-04_1831_ESCOLA PRIMARIA. BOOKS 27_1-ANP [1826]_SUPONHAMOS. Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 1987.
FLUSSER, Vilém. Para uma escola do futuro. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 1983.
FLUSSER, Vilém. Pós-História e Educação. 2-PHIST-03_2002_POS-HISTORIA E EDUCACAO. 2-PHIST [1999] POS-HISTORIA [CENAFOR]. Arquivo Vilém Flusser São Paulo, [198-?].
FLUSSER, Vilém. [Correspondência]. Destinatário: Miguel Reale. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 21 dez. 1977.
FLUSSER, Vilém. Ensino Superior. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 1972a.
FLUSSER, Vilém. Ensino. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 1972b.
FLUSSER, Vilém. A questão do ensino superior. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 1971.
FLUSSER, Vilém. Da crise da educação. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 1970.
FLUSSER, Vilém. A perda da fé. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, [197-?].
FLUSSER, Vilém. Ensino Multivalente. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 1969.
FLUSSER, Vilém. Jogos. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, 1967.
FLUSSER, Vilém. Correspondências com a Fundação Armando Álvares Penteado. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, [1966].
FLUSSER, Vilém. Correspondências com o Instituto Brasileiro de Filosofia. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, [1965].
FLUSSER, Vilém. Reflexões sobre a Traduzibilidade. [S. l.]: Arquivo Vilém Flusser São Paulo, [196-].
GEHLEN, Arnold. A alma na era da técnica: problemas de psicologia social. Lisboa: Livros do Brasil, 1960.
HEILMAIR, Alex Florian. O conceito de imagem técnica na comunicologia de Vilém Flusser. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
KAFKA, Franz. O processo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2017a.
KAFKA, Franz. A metamorfose. São Paulo: Companhia das Letras, 2017b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Diogo Andrade Bornhausen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.