Marketing de guerrilha: estratégias presentes nas ações do crossfox

Autores

  • Sibila Rocha UNIFRA
  • Taís Steffenello Ghisleni UNIFRA
  • Nanthala Betancourt Arizaga UNIFRA

Palavras-chave:

Marketing de Guerrilha. Estratégia. CrossFox.

Resumo

A saturação da informação na mídia tradicional e a dificuldade de enfatizar diferenciais entre os produtos provocam a necessidade de pensar novas maneiras de se comunicar com o consumidor. A proposta do marketing de guerrilha é chamar a atenção de forma ágil, ousada e surpreendente e, por isso, busca realizar ações de alto impacto na sociedade. Com isto, o presente trabalho pretende definir quais as estratégias de guerrilha presentes nas ações contestatórias - exibição no bondinho do Pão de Açúcar, Rafting, Rapel e Tirolesa - que a empresa automobilística Volkswagen realizou com o utilitário esportivo CrossFox. É um estudo de caso que visou perceber as estratégias e o posicionamento passado ao público-alvo. Aliada a este método, também foi utilizada a técnica de documentação direta, por meio de questionários. Percebe-se que o marketing de guerrilha é uma maneira inusitada de chamar a atenção do consumidor e fazer com que aumente a credibilidade da marca perante os mesmos.

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Biografia do Autor

Sibila Rocha, UNIFRA

Taís Steffenello Ghisleni, UNIFRA

Mestre, Professora do Curso de Comunicação Social do

Centro Universitário Franciscano – UNIFRA – RS

Nanthala Betancourt Arizaga, UNIFRA

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Como Citar

Rocha, S., T. S. Ghisleni, e N. B. Arizaga. “Marketing De Guerrilha: Estratégias Presentes Nas ações Do Crossfox”. Intexto, nº 20, outubro de 2009, p. 117-32, https://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/10322.

Edição

Seção

Artigos