Transgênicos na imprensa: re-significação discursiva e vulgarização científica
Palavras-chave:
Comunicação. Transgênicos. Discurso.Resumo
A pesquisa objetivou estudar a cobertura dos transgênicos na imprensa. A análise de um determinado recorte discursivo de matérias jornalísticas veiculadas no caderno semanal Campo & Lavoura do diário Zero Hora de Porto Alegre (RS), Brasil, aponta para a problemática agenciada pela vulgarização científica enquanto propositora de um interdiscurso identificado pelos cientistas como operação de “simplificação” da discursividade científica e tecnológica. Como principal resultado tem-se o destaque dado à formação discursiva (FD) da ciência, especificamente à biotecnologia e ao desenvolvimento de plantas transgênicas, a qual opera na tendência de posicionamento favorável à adoção dos transgênicos na cobertura estudada.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.