Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto submetido é inédito e caso uma versão preliminar tenha sido publicada como trabalho de evento (única condição aceita), esta informação será inserida nos metadados de submissão e também como nota ou como citação (autocitação ao próprio trabalho) dentro do texto, na fase de edição, quando e se o manuscrito for aceito para publicação.
  • O texto está formato e inserido no template da revista, disponibilizado na seção de diretrizes para autores.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
  • Todas as obras e imagens mencionadas no texto estão  formalmente citadas e referenciadas, de forma completa, dentro do texto e no final do artigo, de acordo com as normas ABNT NBR-6023/2018 (referências) e ABNT NBR 10520 (Citações).
  • Tabelas e quadros estão inseridos como texto (não como imagem), para possibilitar a leitura por software leitor e ampliar a acessibilidade.
  • As imagens, além de estarem inseridas no texto, estão encaminhadas em separado como documentos suplementares. Sugere-se breve descrição das imagens para pessoas com deficiência visual (conforme template).
  • Os metadados inseridos pelo autor, incluindo dados dos coautores, estão corretos e fidedignos.
  • Caso alguma das pessoas autoras já tenha publicado na Intexto, respeitou-se um intervalo mínimo de dois anos para a submissão do novo texto (a contar de setembro de 2021).

Diretrizes para Autores

A Intexto recebe contribuições de professores e pesquisadores doutores em Comunicação e áreas afins. Submissões de artigos de doutorandos, mestres e mestrandos serão avaliadas desde que em coautoria com um doutor. Doutorandos podem submeter resenhas e entrevistas.

Requisitos para submissão:

1. O texto deve ser inédito no Brasil e não estar sendo avaliado para publicação em outro periódico. São aceitas versões ampliadas e melhoradas de trabalhos previamente publicados em anais de evento, desde que haja um mínimo de 30% de mudanças/melhorias em relação ao texto original e que isso seja informado nos metadados de submissão (a Intexto utiliza o software de  detecção de plágio Turnitin Originality);

2. Todo material submetido à análise deverá seguir o TEMPLATE DE SUBMISSÃO, em que constam instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas;

3. A Revista aceita textos escritos em Português, Inglês, Espanhol, Francês ou Italiano (título, resumo e palavras-chave deverão ser informados na língua original, em português e em inglês);

4. Os artigos e ensaios devem apresentar uma extensão de 25 a 50 mil caracteres com espaço, incluindo resumos e referências bibliográficas. As resenhas devem ter de 3.500 a 5 mil caracteres com espaço e as entrevistas devem ter entre 10 e 25 mil caracteres com espaços;

5. Os artigos devem ter seu conteúdo estruturado nas seções de introdução (com definição clara dos objetivos do texto), metodologia, análise/relato dos resultados e conclusões/considerações finais;

6. O título, os resumos e as palavras-chave devem ser claros e objetivos e designar o que o texto, de fato, produziu, evitando termos metafóricos, abstratos e subjetivos;

7. As submissões deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas mediante cadastro de usuário/autor. Ao cadastrar o perfil no sistema, informar por extenso os dados solicitados, evitando o uso de siglas. Guardar login e senha de acesso para acompanhamento do processo editorial. O sistema da revista diferencia letras maiúsculas e minúsculas em ambos os campos. Por isso, ao acessar o sistema, é necessário digitar os caracteres alfanuméricos observando esta característica;

8. Ao encaminhar o artigo pelo sistema da revista, o autor que fará a submissão deverá estar cadastrado e logado. Os seguintes dados/arquivos serão solicitados ao longo do processo de submissão: nome(s) completo(s) do(s) autor(es) e respectiva filiação institucional, ORCID, e-mail e resumo de biografia (sugere-se texto de apresentação do Currículo Lattes); título, resumo e palavras-chave da submissão na língua original, em português e em inglês; arquivo digital com o texto e imagens inseridas; documentos suplementares (imagens ou áudio);

9. As imagens digitais – fotos ou gráficos –, além de estarem inseridas no texto (.doc ou .rtf) deverão ser encaminhadas como documentos suplementares em formato TIF ou JPG com resolução entre 200 e 300 dpi. Título, fonte e a descrição devem acompanhar as imagens inseridas no corpo do texto, conforme instruções contidas no template de submissão;

10. Tabelas e gráficos devem estar inseridos no texto em formato editável, a fim de possibilitar a leitura por máquina; 

11. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como o que se refere ao uso de imagens;

12. A partir de setembro de 2021, exige-se um interstício mínimo de dois anos entre a publicação de um artigo e uma nova submissão da mesma autoria, seja como autoria principal ou em coautoria. Ou seja, qualquer pessoa que tenha um artigo aceito e publicado pela Intexto deve aguardar pelo menos dois anos antes de submeter um novo manuscrito para a revista.

 

Intexto é uma revista em acesso aberto que não pratica Article Processing Charge / Article Submission Charge.

 

Observações aos autores sobre o andamento do processo editorial 

Todo texto encaminhado para a revista passa por quatro estágios determinados pela estrutura do próprio Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER – adotado pela Intexto.

Aguardando designação:  ao serem submetidos, os artigos ficam nesse estágio. A partir de uma primeira avaliação da comissão editorial relativa à política editorial da revista – disponível no menu principal [sobre] – o texto passa para o processo de avaliação.

Em fila para avaliação: nesta etapa, os textos submetidos passam pela retirada dos dados de identificação dos autores e são encaminhados aos pareceristas. Os textos permanecem nesse estágio até o aceite final (ou recusa). Portanto, em caso de solicitação de reformulação e encaminhamento para nova avaliação bem como correções obrigatórias, o artigo mantém esse status.

Em edição: etapa em que o texto está aprovado em versão final e vai para revisão de texto e posteriormente layout para publicação.

Os detalhes do texto são acessíveis também em três modos principais que permitem a troca de informações/arquivos entre autor e comissão editorial ao longo do processo:

Resumo:  onde estão acessíveis os dados sobre o artigo (metadados) encaminhados no processo de submissão, bem como o arquivo original.

Avaliação: é possível verificar o arquivo que foi para os avaliadores, as decisões editoriais, e verificar o registro dos e-mails trocados entre comissão editorial e autor. Arquivos que receberam indicação de reformulação pelos pareceristas são reencaminhados nessa seção.

Edição: acompanhamento da revisão de texto e layout das contribuições aprovadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.