Desafios à Capacitação do(a) Antropólogo(a) à Construção de Repositórios Digitais Etnográficos na Internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.116515

Palavras-chave:

Antropologia Pública. Repositório Digital. Transposição Didática.

Resumo

O presente artigo tem como base uma oficina que foi preparada em 2019/02 e realizada em 2020/01 no Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A intenção inicial era a criação de um ambiente de ensino e aprendizagem através do software livre Tainacan que permite a gestão e a publicação de coleções digitais oriundas da Etnografia da Duração (ECKERT; ROCHA, 2013c). Assim sendo, almejou-se não só a capacitação técnica, mas uma oficina que iniciasse um percurso de pesquisa coletivo que envolve rupturas epistemológicas diversas no trabalho com coleções etnográficas. Por isso, esse artigo irá expor que desafios à transposição didática foram encontrados no processo de ensino a fim de explicitar a importância da formação de competência aos(às) antropólogos(as) para construção de repositórios digitais que diluam a custódia das suas coleções produzidas em pesquisa universitária.

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Biografia do Autor

Matheus Cervo, UFRGS

Graduado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8290548520385605. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6913-802X. Contato: cervomatheus@gmail.com

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-28

Como Citar

CERVO, M. Desafios à Capacitação do(a) Antropólogo(a) à Construção de Repositórios Digitais Etnográficos na Internet. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 23, n. 60, 2022. DOI: 10.22456/1984-1191.116515. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/116515. Acesso em: 28 mar. 2024.