Chamada de artigos: Primeiro Semestre de 2017 - Edição nº 44 da Revista Iluminuras

2016-07-31

Os jovens estão, hoje, ganhando maior visibilidade e participando intensamente da vida pública ou, ao contrário, estão às margens destas políticas, com dificuldades de se colocarem como atores efetivos das cenas públicas e sociais. Assim, por um lado vemos a participação dos jovens em coletivos, movimentos políticos e artísticos fora do âmbito partidário, como as intervenções urbanas (o grafite e a pichação, as hortas comunitárias, as instalações de tricot entre diversas outras) e as manifestações a favor e contrárias aos governos. A isto somamos a crescente participação e vivência religiosa ao mesmo tempo em que avança o combate a este crescimento, com o aumento do ateísmo organizado e intensa mobilização dos movimentos feminista e LGBT; e também um processo de democratização e ampliação do ensino superior, com a proliferação de cursos preparatórios comunitários para vestibular e pós-graduação. Também colocamos em alto relevo os problemas e conflitos vividos pelos jovens no mundo contemporâneo, e importa perguntar sobre os imaginários e imagens de jovens no âmbito das múltiplas violências vividas, explicitas ou difusas, trazendo para o debate questões de ordem familiar, institucional, comunicacional, etc. – tais como criminalidade, bullying, pobreza, desemprego e exclusão social –, levando em consideração os direitos conquistados por essa parcela da população nos últimos anos.  

A Revista Iluminuras convida pesquisadores a submeter contribuições para o dossiê “Imagens e imaginários da juventude”, com a intenção de reunir os relevantes debates que vêm ocorrendo de maneira fragmentada, de maneira a explorar quais as imagens e os imaginários de juventude presente no nosso cotidiano. Quais imagens estes jovens produzem e quais imagens são produzidas sobre eles? Como eles são imaginados por adultos, por idosos, e por eles mesmos? Quais futuros eles imaginam e o que fazem para alcançá-los? 

Organizadores: 

Eduardo Dulo

Jardel Loeck

Cornelia Eckert

Diretrizes para Autores: Serão aceitos artigos de autores brasileiros ou estrangeiros, em português, espanhol, inglês, francês, sendo a correção linguística de responsabilidade do autor. A seleção dos artigos toma como referência sua contribuição à Antropologia Social e áreas afins e, à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines   e encaminhados à editoria, através do e-mail: iluminuras@ufrgs.br com cópia para chicaeckert@gmail.com

Data limite para envio de propostas: 30 de maio 2017

Guía para los autores: Los autores de Brasil de artículos o extranjera serán aceptados en portugués, español, Inglés, Francés, y la corrección lingüística del autor. La selección de artículos se ha referido su contribución a la antropología social y ámbitos relacionados, y la línea editorial de la revista, la originalidad del tema o el tratamiento de la misma, la consistencia y exactitud de la aproximación teórica y metodológica.

Los artículos deben tener el formato basado en las Directrices para los autores disponibles en: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines y enviados a los editores por e-mail:iluminuras@ufrgs.br con copia a chicaeckert@gmail.com