Chamada de artigos: Segundo semestre de 2020 - Edição 55 da Revista Iluminuras

2019-12-31

Os resíduos sólidos são um problema social que se agrava a cada dia. Os modos de lidar com esse problema, com o que comumente chamamos de lixo, têm o potencial de revelar as estruturas sociais produtoras de desigualdade no interior dos Estados Nacionais, assim como de padrões de consumo, onde o desperdício é significado como distinção social e prestigio. São práticas que tem retido a atenção de um campo interdisciplinar em torno da questão ambiental. Na antropologia estudos etnográficos tem cada vez priorizado o tema de políticas de sustentabilidade  e práticas culturais inovadoras como os estudos em cooperativas de reciclagem ou de coletivos atentos as questões ambientais e à economia circular. Buscar compreender as respostas que estão sendo dadas em diferentes contextos e em sociedades desiguais economicamente reverte-se de relevância capital para a avaliação das políticas públicas, especialmente no que concerne a reciclagem e o reaproveitamento, dentro de uma perspectiva de econômica circular.

Convidamos nesta chamada autores a colaborarem enviando artigos para esta publicação organizada pelas professoras Carmen Rial (UFSC),  Freek Colombijn (VU University Amsterdam) e Cornelia Eckert (UFRGS).

 

O prazo de envio é até 15 de setembro de  2020. Esta publicação esta prevista para ser lançada em dezembro 2020.

Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines e submetidos em https://seer.ufrgs.br/iluminuras/about/submissions#onlineSubmissions.

Além do envio online, as colaborações devem ser enviados para a Revista Iluminuras <iluminuras@ufrgs.br> com cópia para os emails rial@cfh.ufsc.br e chicaeckert@gmail.com

Importante: É requerido que todas as submissões incluam o id ORCID (https://orcid.org) para cada um dos autores e coautores, tanto para os artigos como para as categorias de fluxo contínuo.