Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O arquivo original submetido à avaliação deve ser do tipo Microsoft Word (.doc/.docx); caso haja o interesse de definir layout preferencial para a submissão, uma cópia em .pdf pode ser incluída como documento suplementar.
  • Figuras (jpg; png) e tabelas inseridas no corpo do texto, e não em seu final.
  • Os artigos deverão ter sua extensão ditada pela necessidade de clareza na explicitação dos argumentos, respeitado o limite de 15.000 palavras, incluindo resumo e abstract, títulos, notas de fim e referências bibliográficas, espaçamento de linha 1½, fonte TIMES NEW ROMAN, corpo 12; ênfase de expressões no corpo do texto em itálico, ao invés de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL).
  • Conforme as diretrizes para submissão, serão aceitos apenas artigos relacionados à chamada de artigos aberta no momento da submissão. Portanto, certifique-se de verificar qual é o tema da chamada aberta na aba "Notícias" antes de submeter seu artigo.

Diretrizes para Autores

      A submissão de trabalhos deve ser realizada na plataforma SEER. 

Serão aceitos artigos de autores brasileiros ou estrangeiros, em português, espanhol, inglês ou francês, sendo a correção linguística de responsabilidade do autor. A seleção dos artigos toma como referência sua contribuição à Antropologia Social e áreas afins e, à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Além disso, é necessário estar atento às chamadas de artigos em aberto, porque não aceitamos artigos de fluxo contínuo.

• O(s) autor(es) escritos em fonte Times New Roman, corpo 12, com sobrenomes em negrito, alinhamento à direita.  Informações sobre o(s) autor(es) deverão ser adicionadas em nota de rodapé: instituição de pertencimento por extenso e país (Exemplo da nota de rodapé: 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.), fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado.

• Margens na configuração padrão (normal) - superior e inferior: 2,5 e esquerda e direita: 3,0;

• O arquivo original submetido à avaliação deve ser do tipo em doc. word (.doc/.docx);

• Título do artigo na língua de origem do texto, fonte Times New Roman corpo 12, negrito, centralizado, em letras maiúsculas, não deve exceder 15 palavras. Os subtítulos devem ser destacados, fonte Times New Roman, 12, em fonte normal, alinhados segundo o texto;

• Resumo informativo, na língua de origem do texto, contendo até 160 palavras, indicando ao leitor contexto teórico, temático e problemático do artigo, finalidades, metodologia, resultados e conclusões do artigo, de tal forma que possa dispensar a consulta ao original. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas. Fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas simples. 

• O artigo também deve apresentar o Abstract, resumo em língua inglesa,  contendo o título em inglês. Formatação igual ao item superior (Resumo);

• Informar as Palavras chave (de três a cinco), na língua de origem do texto, separadas entre si por ponto, com as iniciais maiúsculas, representando o conteúdo do artigo. Da mesma forma, na língua inglesa - Keywords. Enviar junto com o resumo e abstract.

As informações adicionais do artigo como: resumo, palavras chave, abstract, título em inglês e keywords devem ser enviadas em arquivo separado, apenas em formato .doc/.docx;

• As informações adicionais em formato Microsoft Word (.doc/.docx) devem ser submetidas ao sistema como documento suplementares;

• Os artigos deverão ter sua extensão ditada pela necessidade de clareza na explicitação dos argumentos, respeitado o limite de 15.000 palavras, incluindo resumo e abstract, títulos, notas de fim e referências bibliográficas;

• Corpo de texto do artigo com espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman, corpo 12; ênfase de expressões no corpo do texto em itálico, ao invés de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL);

• Citações breves no interior do parágrafo, entre aspas. Menções a autores ou citações presentes no corpo do texto devem adequar-se aos respectivos modelos: (Geertz, 1957) e (Geertz, 1957: 235).

Obs: Utilizar caixa normal (somente a primeira letra em maiúsculo).

Evitar CAIXA ALTA (todas letras maiúsculas).

• Citações com mais de 3 linhas ou citações de entrevistas, devem ser apresentadas em parágrafo próprio, com recuo 3, sem aspas, fonte 10, texto justificado e espaçamento entre linhas 1 (simples);

• Títulos do mesmo autor com o mesmo ano de publicação devem ser identificados com uma letra após a data: (Lévi-Strauss, 1962a) e (Lévi-Strauss, 1962b);

• As notas devem ser numeradas com algarismos arábicos, em ordem crescente e listadas ao pé da página, fonte Times New Roman, corpo 10 e espaçamento entre linhas simples;

• Figuras (jpg; png) e tabelas devem ser inseridas no corpo do texto, e não em anexo;

• As figuras devem ser acompanhadas por legendas ou informações sobre sua fonte.

•  Referências devem estar no final do texto, e seguir os modelos:

 

1 – Livro (e guias, catálogos, dicionários, etc.) no todo: autor(es), título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação:

DUMONT, Louis. Homo hierarchichus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo, EDUSP, 1992.

ECKERT, Cornelia e ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia da Duração. Porto Alegre, MarcaVisual, 2013. 

MINISTÉRIO DE SALUD. Unidade Coordinadora Ejecutora VIH/SIDA y ETS. Boletín de SIDA: programa nacional de lucha contra los retrovirus del humano y SIDA. Buenos Aires, mayo 2001.

2 – Parte de livro (fragmento, artigo, capítulo em coletânea): autor(es), título da parte seguido da expressão “In:”, autor(es) do livro, título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação, página(s) da parte referenciada:

VELHO, Otávio. Globalização: antropologia e religião. In: ORO, Ari. P.; STEIL, Carlos. A. (org.). Globalização e religião. Petrópolis, Vozes, 1997. p. 25-42.

3 – Artigo/matéria em periódico (revista, boletim, etc.): autor(es), título do artigo, nome do periódico (em itálico), local, ano e/ou volume, número, páginas inicial e final do artigo, data.

CORREA, Mariza. O espartilho de minha avó: linhagens femininas na antropologia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 3, n. 7, p. 70-96, out. 1997.

4 – Artigo/matéria em jornal: autor(es), título do artigo, nome do jornal (em itálico), local, data, seção ou caderno, página (se não houver seção específica, a paginação precede a data):

TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 set. 2001. Mais!, p. 13.

SOB as bombas. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 2, 22 mar. 2003. 

5 – Trabalhos acadêmicos: referência completa seguida do tipo de documento, grau, vinculação acadêmica, local e data da defesa conforme folha de aprovação (se houver):

GIACOMAZZI, Maria C. G. O cotidiano da Vila Jardim: um estudo de trajetórias, narrativas biográficas e sociabilidade sob o prisma do medo na cidade. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

6 – Evento no todo: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora e data de publicação:

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos […] Vitória, Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998.

7 – Trabalho apresentado em evento: autor(es), título do trabalho apresentado seguido da expressão “In:”, nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada:

STOCKLE, Verena. Brasil: uma nação através das imagens da raça. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos […] Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998. p. 33.

8 – Documento em meio eletrônico: acrescenta-se à referência a descrição física do suporte (CD-ROM, disquete, etc.); para documentos consultados on-line, indica-se o endereço completo e a data de acesso (dia, mês e ano):

CEISAL – CONGRESO EUROPEO DE LATINOAMERICANISTAS, 3., 2002, Amsterdam. Cruzando fronteras en América Latina. Amsterdam: CEDLA, Radio Nederland Wereldomroep. 1 CD-ROM.

ALVES, Daniel. Notas sobre a condição do praticante budista. Debates do NER, Porto Alegre, ano 7, n. 9, p. 57-80, jan./jun. 2006. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/2767/1382. Acesso em: 5 jun. 2013.

 

• No caso de situações não contempladas nas diretrizes aqui expostas, aconselha-se aos autores dos artigos seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Além de artigos, a Revista Iluminuras também aceita para publicação, de modo contínuo: 1) Relato de Campo Etnográfico; 2) Entrevistas; 3) Traduções; 5) Resenhas; 6) Obituários. No caso de vídeos, o link deve ser informado.

IMPORTANTE: A partir do n. 59 da Revista Iluminuras, Ensaios Fotográficos/ com Imagens, não serão aceitos de modo contínuo. A recomendação é a submissão de ensaios visuais na Revista Fotocronografias, cujas políticas visam facilitar a publicação dessa categoria de submissões.

 

Todas as submissões, tanto de artigos para dossiês temáticos, como para publicações de modo contínuo, requerem que, no processo de submissão online, seja incluído junto às informações de cada autor seu id ORCID. O endereço deve ser fornecido, no campo adequado dentro do processo de cadastro, no seguinte formato: https://orcid.org/XXXX-XXXX-XXXX-XXXX

Exemplo: https://orcid.org/0000-0002-2815-7064

 

Sobre as capas das edições:
As capas são produzidas por colaboradores que tem experiência na área da comunicação e seguem uma padronização editorial que foi feita especificamente à Revista Iluminuras. As decisões finais sobre as capas das edições serão dos colaboradores que as produzem por terem experiência de trabalho na área de produção gráfica. Os organizadores podem sugerir imagens e cores que gostariam na capa do seu número, mas a decisão final é do produtor.

 

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.