Sobre o ofício do curador pedagógico: gênese do termo, virada educativa e desdobramentos

Autores

  • Andressa Cristina Gerlach Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Curadoria educativa, Curador pedagógico, Virada educativa, Arte-educação

Resumo

Este artigo explora o conceito curadoria educativa através de uma breve contextualização de iniciativas que questionam a função educativa do museu de arte, culminando no fenômeno educational turn — ou “virada educativa” — em que a educação passa a ser usada em práticas curatoriais como meio e plataforma de ação. Procuro fazer uma análise crítica, na tentativa de investigar a aplicabilidade e evidenciar as complexidades e paradoxos por trás da criação do cargo de curador pedagógico.

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Biografia do Autor

Andressa Cristina Gerlach Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Andressa C. Gerlach Borba é bacharela em História da Arte pela UFRGS. Atua com arte-educação desde 2014, tendo sido mediadora do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo, do Núcleo Educativo MARGS e da Ação Educativa Santander Cultural. Em 2016, foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Programa Santander Universidades e cursou um semestre de Licenciatura em História da Arte na Universidade de Coimbra, Portugal.

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

Borba, A. C. G. (2019). Sobre o ofício do curador pedagógico: gênese do termo, virada educativa e desdobramentos. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 4(4), 218–239. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/91488

Edição

Seção

Artigos