Chamadas de artigos - edições 59 e 61

2020-06-17

Estamos recebendo submissões de artigos para os números temáticos 59 - COVID-19. Antropologias de uma pandemia e 61 - Governança reprodutiva. Os trabalhos devem ser inscritos na aba ##Submissão de texo## no menu acima e as/os autoras/autores devem indicar na caixa de diálogo "Comentários ao editor" para qual número querem que seu texto seja destinado.

HA 59 é organizado por Arlei Sander Damo, Ceres Víctora, Jean Segata e Patrice Schuch (UFRGS). O número abre espaço para que seja explorada a multiplicidade da Covid-19 a partir de debates teóricos e experiências etnográficas que coloquem em relevo conhecimentos, práticas e vidas situados. Em artigos com formato especial de até 4.200 palavras, essas antropologias da pandemia podem intersectar os interesses dos mais diversos campos e temas que constituem a pluralidade da disciplina, com especial ênfase nas populações em situação de vulnerabilidade e injustiça social. O prazo encerra-se em 31 de agosto de 2020.

HA 61 tem a organização de Claudia Fonseca (UFRGS), Diana Marre (Universitat Autònoma de Barcelona) e Fernanda Rifiotis (UFRGS). A partir da noção de governança reprodutiva, as organizadoras propõem que se discuta como, no contexto de diferentes configurações históricas e geopolíticas, atores (indivíduos, especialistas, coletividades e instituições) acionam mecanismos morais, legislativos, econômicos, políticos e sociais para moldar comportamentos e sentimentos tradicionalmente associados com as noções de família e parentesco. O prazo encerra-se em 30 de setembro de 2020.

Veja as chamadas de artigos completas, bem como as orientações para autoras/es, em https://www.ufrgs.br/ppgas/ha/index.php/pt/