Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A produção submetida é original/inédita e está redigida em português, espanhol, francês ou inglês.
-
O texto está escrito em espaço duplo e tem até 10 mil palavras, incluindo referências e notas (11 mil no caso de pesquisa empírica, que deve apresentar a metodologia e a forma de processamento dos dados). O texto está acompanhado de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras e mais quatro palavras-chave, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract), nos mesmos padrões, com quatro palavras-chave (Keywords) e a versão em inglês do título do artigo.
-
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
-
O número máximo de autores em cada artigo não deve exceder quatro (4). Aceitamos a submissão de somente um trabalho por autor/a para cada chamada de artigos. As/os autoras/es que tiverem seus trabalhos publicados devem observar o intervalo de 18 meses, a contar da data da publicação, antes de realizarem a submissão de um novo artigo.
-
A publicação dos artigos está condicionada à aprovação da Comissão Editorial Executiva, considerando pareceres de consultores externos.
- Imagens que façam parte do artigo (figuras e gráficos, inclusive) devem ser enviadas em formato TIFF (sem compressão) e resolução de 300dpi no tamanho final pretendido para a impressão. Largura máxima: 12 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1417x1890 pixels).
-
O padrão adotado pela revista para citações e referências segue as normas da ABNT NBR 10520 e NBR 6023, respectivamente. Para mais, veja as orientações acima.
- Os artigos está em formato DOC (Word até 2007) ou DOCX (Word 2010 em diante).
Artigos
Política padrão de seçãoResenhas
A seção Resenhas foi descontinuada a partir do número 56.Horizontes Antropológicos 65 - Antropologia e Democracia
Por uma antropologia da democracia - e de seus desafios
Dullo, Eduardo; Hatzikidi, Katerina; Cesarino, Letícia
Confrontar o presente: a crise democrática a partir do setor de Direitos Humanos do MST
Efrem Filho, Roberto
Democracy through the spirit: the Universal Church and its interconnections with Brazilian democracy
Sá Leitão, Alana
Os direitos das gestantes sob a ótica da “ideologia de gênero” na Câmara dos Deputados
Potechi, Bruna
Da homofobia à democracia: coalizões em disputa no caso Maurício
Nagamine, Renata; Silva, Aramis Luis; Sales, Lilian
Matabilidade como forma de governo: violências, desigualdades e Estado numa perspectiva comparativa entre Florianópolis e Rio de Janeiro
Medeiros, Flavia
Da liberdade religiosa ao pluralismo: a diversidade como valor no Ensino Religioso Escolar no Paraná
Montero, Paula
Tiempos de crisis, resistencias e infrapolítica en la migración inmóvil venezolana
D’Hers Del Pozo, Manuel
No tempo da espanhola: a gripe de 1918 e o caso de Porto Alegre
Schwarcz, Lilia Moritz
Marcel Mauss e a cumulatividade de saberes
Weber, Florence
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).