Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A produção submetida é original/inédita e está redigida em português, espanhol, francês ou inglês.
  • O texto está escrito em espaço duplo e tem até 10 mil palavras, incluindo referências e notas (11 mil no caso de pesquisa empírica, que deve apresentar a metodologia e a forma de processamento dos dados). O texto está acompanhado de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras e mais quatro palavras-chave, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract), nos mesmos padrões, com quatro palavras-chave (Keywords) e a versão em inglês do título do artigo.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. 

  • O número máximo de autores em cada artigo não deve exceder quatro (4). Aceitamos a submissão de somente um trabalho por autor/a para cada chamada de artigos. As/os autoras/es que tiverem seus trabalhos publicados devem observar o intervalo de 18 meses, a contar da data da publicação, antes de realizarem a submissão de um novo artigo. 

  • A publicação dos artigos está condicionada à aprovação da Comissão Editorial Executiva, considerando pareceres de consultores externos.

  • Imagens que façam parte do artigo (figuras e gráficos, inclusive) devem ser enviadas em formato TIFF (sem compressão) e resolução de 300dpi no tamanho final pretendido para a impressão. Largura máxima: 12 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1417x1890 pixels).
  • O padrão adotado pela revista para citações e referências segue as normas da ABNT NBR 10520 e NBR 6023, respectivamente. Para mais, veja as orientações acima.

  • Os artigos está em formato DOC (Word até 2007) ou DOCX (Word 2010 em diante).

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO, IMPORTANTE

Bem-vindas/os autoras/es

Horizontes Antropológicos publica números temáticos. Certifique-se de que sua proposição está alinhada com nossa chamada de artigos em aberto em https://www.ufrgs.br/ppgashorizontesantropologicos/ 

Para que sua submissão seja aceita e enviada para avaliação, atente para o seguinte no preenchimento dos campos do formulário:

1) Forneça seu registro de ORCID. Caso não possua um, registre-se gratuitamente em https://orcid.org/ 

2) Informe corretamente sua afiliação institucional (instituição, cidade, país). Caso seja pesquisador/a independente, coloque esta informação

3) O artigo deve ser enviado em Word, sem identificação das/os autoras/es ou qualquer outra que possa identificá-las/os. Esses dados constarão na versão final, caso o artigo seja aprovado para publicação. Atente para as propriedades do documento. Elimine as marcas digitais que possam identificá-la/o (veja mais sobre isso nas Orientações abaixo)

4) Na redação, observe as normas da ABNT em relação a fontes e espaçamentos

5) Aceitamos textos com até 10 mil palavras (11 mil no caso de pesquisa empírica, no qual deve ser especificada a metodologia e a forma de processamento dos dados), contando resumo, palavras-chaves, notas e referências.

Leiam com atenção as Orientações para autoras/es abaixo:

Horizontes Antropológicos é um periódico comprometido com as boas práticas e a ética na gestão dos manuscritos, expressas nas orientações abaixo:

1 - Horizontes Antropológicos publica trabalhos originais/inéditos sob a forma de artigos em português, espanhol, francês ou inglês. Os autores concordam com a exigência de não enviar seus artigos simultaneamente a outra publicação ou órgão editorial.

1.1 – As/os autoras/es que tiverem seus trabalhos publicados devem observar o intervalo de 18 meses, a contar da data da publicação, antes de realizarem a submissão de um novo artigo.

2 - O número máximo de autoras/es por artigo é quatro. Aceitamos a submissão de somente um trabalho por autor/a para cada chamada de artigos.

2.1 - A submissão de trabalhos deve ser realizada na plataforma SEER (https://seer.ufrgs.br/horizontesantropologicos) e as/os autoras/es devem obrigatoriamente informar os seguintes dados: nome, ORCID, e-mail, afiliação institucional (especificando cidade, estado e país da instituição). Para assegurar a integridade da avaliação às cegas pelos pares, as/os autoras/es devem excluir qualquer identificação de autoria nos textos, inclusive em referências e notas de rodapé. Em arquivos do Microsoft Office e PDF (Adobe Acrobat), a identificação de autoria deve ser removida das propriedades do documento. Não aceitamos a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.

2.2 - Caso haja interesse das/os autoras/es, os artigos podem ser disponibilizados previamente na modalidade preprint em https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/index. Para isso, é necessário o aceite das exigências de conformidade com a Ciência Aberta (solicite o formulário pelo e-mail horizontes@ufrgs.br). Neste formulário, as/os autoras/es informam: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação pelos pares.

2.3 - Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores à pesquisa comunicada, o texto final, no caso de aprovação para publicação, deve informar ao final, de modo preciso, as contribuições específicas de cada autor(a). As/os autoras/es também devem especificar formalmente se há ou não possíveis conflitos de interesse na realização e comunicação de suas pesquisas.

2.4 - Os artigos devem ter um título que represente de forma objetiva seu conteúdo, ser escritos em espaço duplo e ter até 10 mil palavras, incluindo referências e notas. Caso se trate de artigo sobre pesquisa empírica, o texto pode chegar a 11 mil palavras e deve apresentar a metodologia empregada: como as observações foram coletadas; de onde e como as observações foram extraídas, quais documentos e arquivos foram consultados, em que local e data; quais perguntas de quais surveys foram analisadas; em que contexto, local e data/período foi realizado o trabalho de campo; quantas pessoas foram entrevistadas; qual roteiro foi utilizado; qual técnica de observação foi empregada, etc. Deve ainda explicitar como as observações foram analisadas, quais foram os métodos e técnicas utilizadas na produção de cada gráfico, tabela, figura, descrição e interpretações defendidas.

2.5 - Os artigos devem vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras, e de mais quatro palavras-chaves, bem como de uma versão em inglês do resumo (Abstract), nos mesmos padrões, com quatro palavras-chave (Keywords) e versão em inglês do título. No caso de originais em inglês, essas informações devem, também, trazer a versão em espanhol.

3 - O padrão adotado pela revista para citações e referências segue as normas da ABNT NBR 10520 e NBR 6023, respectivamente.

3.1 - As notas explicativas devem vir no rodapé da página e as referências devem vir após o texto, ordenadas alfabeticamente.

3.2 - No corpo do texto, a indicação de referência nas citações diretas deve trazer autor(es), ano de publicação e página(s); nas citações indiretas a indicação de página é opcional, conforme os modelos:


Segundo Hassen (2002, p. 173): "Há uma grande carência de materiais didáticos nesse campo, principalmente se aliados à ludicidade."


Sabemos que há "[…] uma grande carência de materiais didáticos nesse campo […]" (Hassen, 2002, p. 173).


Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo (Hassen, 2002).


Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo, segundo Hassen (2002).


ou


Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo, segundo Hassen (2002, p. 173).

 

3.3 - As citações diretas com mais de três linhas, no texto, devem ser destacadas com recuo e corpo menor de letra, sem aspas, em espaço simples; transcrições das falas dos informantes seguem a mesma norma, conforme o modelo:


[…] regras de comportamento explícitos às quais os indivíduos se referem conscientemente, e que se fundam sobre justificações ou princípios filosóficos, ideológicos ou políticos, ou sobre o surgimento de novas aspirações individuais ou coletivas. (Bozon, 1995, p. 124).


3.4 - As referências, no final do texto, devem seguir os modelos:

3.4.1 - Livro (e guias, catálogos, dicionários, etc.) no todo: autor(es), título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação:


DUMONT, L. Homo hierarchichus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP, 1992.


FORTES, M.; EVANS-PRITCHARD, E. E. (Ed.). African political systems. Oxford: Oxford University Press, 1966.


MINISTÉRIO DE SALUD. Unidade Coordinadora Ejecutora VIH/SIDA y ETS. Boletín de SIDA: programa nacional de lucha contra los retrovirus del humano y SIDA. Buenos Aires, mayo 2001.

3.4.2 - Parte de livro (fragmento, artigo, capítulo em coletânea): autor(es), título da parte seguido da expressão "In:", autor(es) do livro, título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação, página(s) da parte referenciada:


VELHO, O. Globalização: antropologia e religião. In: ORO, A. P.; STEIL, C. A. (org.). Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 25-42.


3.4.3 - Artigo/matéria em periódico (revista, boletim, etc.): autor(es), título do artigo, nome do periódico (em itálico), local, ano e/ou volume, número, páginas inicial e final do artigo, data.


CORREA, M. O espartilho de minha avó: linhagens femininas na antropologia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 3, n. 7, p. 70-96, out. 1997.

 

3.4.4 - Artigo/matéria em jornal: autor(es), título do artigo, nome do jornal (em itálico), local, data, seção ou caderno, página (se não houver seção específica, a paginação precede a data):


TOURAINE, A. O recuo do islamismo político. Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 set. 2001. Mais!, p. 13.

 

SOB as bombas. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 2, 22 mar. 2003.


3.4.5 - Trabalhos acadêmicos: referência completa seguida do tipo de documento, grau, vinculação acadêmica, local e data da defesa conforme folha de aprovação (se houver):


GIACOMAZZI, M. C. G. O cotidiano da Vila Jardim: um estudo de trajetórias, narrativas biográficas e sociabilidade sob o prisma do medo na cidade. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.


3.4.6 - Evento no todo: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora e data de publicação:


REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos [...] Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998.


3.4.7 - Trabalho apresentado em evento: autor(es), título do trabalho apresentado seguido da expressão "In:", nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada:


STOCKLE, V. Brasil: uma nação através das imagens da raça. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos [...] Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998. p. 33.


3.4.8 - Documento em meio eletrônico: acrescenta-se à referência a descrição física do suporte (CD-ROM, disquete, etc.); para documentos consultados on-line, indica-se o endereço completo e a data de acesso (dia, mês e ano):


CEISAL - CONGRESO EUROPEO DE LATINOAMERICANISTAS, 3., 2002, Amsterdam. Cruzando fronteras en América Latina. Amsterdam: CEDLA: Radio Nederland Wereldomroep. 1 CD-ROM.


ALVES, D. Notas sobre a condição do praticante budista. Debates do NER, Porto Alegre, ano 7, n. 9, p. 57-80, jan./jun. 2006. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/2767/1382. Acesso em: 5 jun. 2013.


3.5 - Nos textos, evitar o uso de mais de uma fonte; usar inicial maiúscula somente quando imprescindível; os recursos tipográficos devem ser utilizados uniformemente:

a) itálico: para palavras estrangeiras, não dicionarizadas e ênfase;
b) aspas duplas: citações diretas com menos de três linhas, citações de palavras individuais ou palavras cuja conotação ou uso mereça destaque;
c) negrito e sublinhado: devem ser evitados.

4 - Imagens que façam parte do artigo (figuras e gráficos inclusive) devem ser enviadas em formato TIFF (sem compressão) e resolução de 300dpi no tamanho final pretendido para a impressão. Largura máxima: 11,6 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1368 x 1890 pixels).

5 - A publicação dos artigos será decidida pelos editores da revista e organizadoras/es do número temático, levando em consideração pareceres de consultores externos.

6 - Para alargar a captação de colaborações, Horizontes Antropológicos faz ampla divulgação da temática de seus números já programados e respectivos organizadores na contracapa de seus números, em seu website (https://www.ufrgs.br/ppgas/ha/index.php/pt/), em redes sociais, em blogs especializados e em boletins de associações profissionais de ciências sociais.

 7 - Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

 

Declaração de direito autoral 

O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista.

Os artigos, depois de examinados pelos editores, são avaliados por consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras e com comprovada produção científica. Para serem aceitos, os artigos precisam ser considerados pelos editores como tendo o nível exigido pela revista, receber no mínimo dois pareceres favoráveis e incorporar sugestões dos pareceristas na versão final.

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

A seção Resenhas foi descontinuada a partir do número 56.

Horizontes Antropológicos 65 - Antropologia e Democracia

Por uma antropologia da democracia - e de seus desafios

Dullo, Eduardo; Hatzikidi, Katerina; Cesarino, Letícia

Confrontar o presente: a crise democrática a partir do setor de Direitos Humanos do MST

Efrem Filho, Roberto

Democracy through the spirit: the Universal Church and its interconnections with Brazilian democracy

Sá Leitão, Alana

Os direitos das gestantes sob a ótica da “ideologia de gênero” na Câmara dos Deputados

Potechi, Bruna

Da homofobia à democracia: coalizões em disputa no caso Maurício

Nagamine, Renata; Silva, Aramis Luis; Sales, Lilian

Matabilidade como forma de governo: violências, desigualdades e Estado numa perspectiva comparativa entre Florianópolis e Rio de Janeiro

Medeiros, Flavia

Da liberdade religiosa ao pluralismo: a diversidade como valor no Ensino Religioso Escolar no Paraná

Montero, Paula

Tiempos de crisis, resistencias e infrapolítica en la migración inmóvil venezolana

D’Hers Del Pozo, Manuel

No tempo da espanhola: a gripe de 1918 e o caso de Porto Alegre

Schwarcz, Lilia Moritz

Marcel Mauss e a cumulatividade de saberes

Weber, Florence

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.