Aplicação dos Conceitos de Governança na Cadeia de Suprimentos de um Hospital Universitário Application of Governance Concepts in Supply Chain at a University Hospital

Autores

  • luciane camillo de magalhães funcionária HCPA
  • Luana Baptista Rodrigues Pires Funcionária HCPA
  • Simone Dalla Pozza Mahmud Funcionária HCPA

Palavras-chave:

Compras públicas, otimização, governança

Resumo

O tema governança corporativa vem ganhando cada vez mais destaque nas Organizações Públicas, principalmente a governança nas aquisições, pois objetivam agregar valor ao negócio com riscos aceitáveis. O trabalho apresenta um estudo para aprimorar os processos internos da área de Planejamento e Compras em um Hospital Público Universitário, de alta complexidade. As fases de planejamento e compras em uma Instituição hospitalar de grande porte é extremamente desafiadora visto a variabilidade de produtos necessários para o atendimento das demandas assistenciais, e no caso específico, de pesquisa e ensino. O volume de processos e de aquisições geradas ao longo do exercício são inúmeras e há um grande contingente de pessoas envolvidas, de forma multidisciplinar. Esse trabalho se propôs implementar ações concretas que melhoraram a Governança Institucional, com a adoção de estratégias e ferramentas voltadas à efetividade dos processos de aquisição, na assertividade, controle e monitoramento dos riscos, mantendo os padrões de qualidade e segurança da Organização. Resultados importantes foram obtidos como o aumento do percentual de aproveitamento nas licitações e redução do tempo de tramitação dos processos.  Para aumentar a transparência e dar maior visibilidade, todas as ações foram realizadas com parcerias importantes e com o uso da web e mídias sociais, dando maior amplitude na divulgação e oportunidades aos fornecedores.

 

RESUMO EM INGLÊS

The issue of corporate governance is becoming increasingly prominent in public organizations, especially for governors because it intent to add value with acceptable cliffs. The work shows a study to improve the internal processes of the Planning and Purchasing area in a high complexity Public University Hospital. In the planning and purchase phases of a large hospital, it is extremely challenging, given the variability of products needed or attended to meet the demands, and not a specific case, of research and training. The volume of processes and acquisitions generated during a year are numerous and have a large contingent of involved, multidisciplinary. This work aimed to implement specific actions that improved Institutional Governance, with the help of strategies and tools aimed at the effectiveness of two acquisition processes, in the assertiveness, control and monitoring of two cliffs, maintaining the Organization's qualification and safety standards. Important results obtained such as increased percentage of profitability in bids and reduced processing time. To increase transparency and visibility, every action had held with important partnerships and use of the hospital's website and social mideas, giving greater scope to dissemination and opportunities to all suppliers.

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Biografia do Autor

luciane camillo de magalhães, funcionária HCPA

Chefe de Serviço de Planejamento de Suprimentos

Luana Baptista Rodrigues Pires, Funcionária HCPA

Chefe de Serviço de Compras

Simone Dalla Pozza Mahmud, Funcionária HCPA

Coordenadora Suprimentos HCPA

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

1.
magalhães luciane camillo de, Pires LBR, Mahmud SDP. Aplicação dos Conceitos de Governança na Cadeia de Suprimentos de um Hospital Universitário Application of Governance Concepts in Supply Chain at a University Hospital. Clin Biomed Res [Internet]. 8º de dezembro de 2021 [citado 28º de março de 2024];41(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/105958

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