Avaliação do acesso à fisioterapia após a alta hospitalar em indivíduos com acidente vascular cerebral

Autores

  • Raquel Estauber de Miranda Centro Universitário Metodista - IPA
  • Débora Schmidt Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Laíde Hanauer Centro Universitário Metodista - IPA
  • Simone Rizzo Nique Peralles Centro Universitário Metodista - IPA
  • Vera Lúcia Widniczck Striebel Centro Universitário Metodista - IPA

Palavras-chave:

Reabilitação, acidente vascular cerebral, saúde pública

Resumo

Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidades neurológicas em adultos jovens e a reabilitação precoce é essencial para a recuperação desses pacientes. O objetivo deste estudo foi investigar o acesso aos serviços de fisioterapia após a alta hospitalar (AH) em indivíduos com AVC.

Métodos: Trata-se de um estudo de coorte incluindo indivíduos com AVC, que foram avaliados quanto à funcionalidade e incapacidade na AH e 60 dias após. Foi realizado contato telefônico após 30 e 60 dias da AH para verificar o seguimento da fisioterapia.

Resultados: Trinta e seis indivíduos com sequelas motoras foram avaliados na AH, apenas 19% realizaram seguimento fisioterapêutico após 30 dias da AH e 39% após 60 dias. As principais barreiras encontradas, mesmo após 60 dias da AH, foram as dificuldades burocrática de acesso aos serviços de saúde (55%) e o tempo de espera (41%) para iniciar o tratamento. A funcionalidade, avaliada pela Medida Internacional de Funcionalidade e pela escala Rankin, apresentou melhora significativa após 60 dias da alta, tanto nos indivíduos que realizaram, como naqueles que não realizaram acompanhamento fisioterapêutico (p=0,001).

Conclusão: O acesso à fisioterapia após a alta hospitalar para os indivíduos com AVC foi deficiente na amostra estudada devido principalmente às barreiras burocráticas e longo tempo de espera.

Palavras-chave:  Reabilitação; acidente vascular cerebral; saúde pública

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-01

Como Citar

1.
de Miranda RE, Schmidt D, Hanauer L, Peralles SRN, Striebel VLW. Avaliação do acesso à fisioterapia após a alta hospitalar em indivíduos com acidente vascular cerebral. Clin Biomed Res [Internet]. 1º de novembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];38(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/84737

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)