Efeitos da laserterapia em pacientes com pé diabético
Resumo
Introdução: As úlceras de pé diabético representam uma importante causa de amputações não-traumáticas. A terapia com laser de baixa intensidade tem demonstrado bons resultados ao acelerar a cicatrização de feridas crônicas, sobretudo em condições de microcirculação reduzida. Objetivo: Avaliar os efeitos da laserterapia no tratamento dos pacientes com pé diabético. Metodologia: Tratou-se de uma revisão sistemática de estudos contidos nas bases de dados eletrônicos PubMed, Lilacs e Scielo, sem restrição de ano, utilizando os descritores “Diabetes Mellitus”, “Diabetes”, “Hiperglicemia”, “Laser”, “Laserterapia”, “Pé diabético” na língua inglesa e portuguesa. Foram excluídos os estudos não-randomizados, relatos de caso, observações clínicas e revisões. A Escala Physiotherapy Evidence Database (PEDro) foi utilizada para analisar a qualidade metodológica dos estudos. Resultados: Foram encontrados 84 artigos, sendo excluídos 80 por não se adequarem ao objetivo do estudo. Em três dos estudos incluídos o uso de laserterapia mostrou-se como uma forma de tratamento eficaz para pacientes com pés diabéticos, acelerando o processo de reparação tecidual e consequentemente diminuindo o tamanho da ferida e apenas em um estudo não foi possível constatar melhora na redução da úlcera, a justificativa para isso pode estar no curto período de observação. Conclusão: O uso da laserterapia é uma intervenção que promove efeitos importantes na melhora da cicatrização das feridas em pacientes em úlceras diabéticas. No entanto, não há congruência na literatura de quais são os parâmetros mais adequados para aplicação dessa técnica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clinical and Biomedical Research

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).