Avaliação da Introdução Precoce da Alimentação Complementar em Crianças de 0 a 24 meses Atendidas em uma Unidade Básica de Saúde

Autores

  • Adriana Morellato INSTITUTO DE CARDIOLOGIA
  • Jussara Carnevale Almeida UNIVERSIDADE FDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Nêmora Cabistani

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Leite Humano, Lactente, Alimentação Complementar

Resumo

Objetivo: Verificar a frequência, os principais alimentos e motivos da introdução precoce da alimentação complementar, além do uso de mamadeira e chupeta em crianças de 0 a 24 meses.

Métodos: Estudo transversal com crianças de 0 a 24 meses de idade atendidas numa Unidade Básica de Saúde. No período de junho a agosto de 2006, aplicou-se um questionário às mães ou acompanhantes sobre a alimentação complementar das crianças. Foi considerada precoce a introdução de alimentos sólidos e/ou líquidos em adição ou substituição ao leite materno antes dos seis meses de idade.

Resultados: Das 109 crianças avaliadas, 78% receberam precocemente a introdução dos alimentos complementares, sendo chá o alimento predominante. O principal motivo relatado pelas mães foi “cólica do lactente”. A duração média do aleitamento materno exclusivo foi de 73 ± 30 dias. As crianças que usavam chupeta foram amamentadas por um período menor (218 ± 21 dias) em relação às crianças que não usavam chupeta (305 ± 25 dias; p= 0,026). O ganho médio de peso das crianças que receberam precocemente os alimentos complementares foi maior do que das crianças que receberam os alimentos complementares a partir dos seis meses de idade (22 ± 8 vs. 17 ± 4 g/dia; p = 0,007).

Conclusão: Encontramos elevada freqüência na introdução precoce dos alimentos complementares. Houve tendência significativa entre o uso de mamadeira e a redução da duração do aleitamento materno. O uso de chupeta levou a um menor tempo de aleitamento materno.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-09

Como Citar

1.
Morellato A, Almeida JC, Cabistani N. Avaliação da Introdução Precoce da Alimentação Complementar em Crianças de 0 a 24 meses Atendidas em uma Unidade Básica de Saúde. Clin Biomed Res [Internet]. 9º de setembro de 2009 [citado 16º de abril de 2024];29(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/9681

Edição

Seção

Artigos Originais