Fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular em pacientes com depressão em um hospital do sul do Brasil

Autores

  • Caroline Uggeri Schuh Faculdade de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Fernanda Camboim Rockett Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)/), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1724-5701
  • Patrícia Sauer Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)/), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Paula Ruffoni Moreira Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Michele Nunes Silveira Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
  • Vera Lúcia Bosa Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde (PPGANS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Depressão, doenças cardiovasculares, fatores de risco, dislipidemias

Resumo

Introdução: A associação entre depressão e fatores de risco cardiovascular é recorrente. O aumento de risco em deprimidos está relacionado à fatores como obesidade, sedentarismo, dislipidemia, alcoolismo e tabagismo. O objetivo desse trabalho foi identificar a presença de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em pacientes com quadro de depressão internados em um hospital do sul do Brasil.

Métodos: Estudo transversal que envolveu adultos de ambos os sexos internados por episódio depressivo. O estado nutricional foi avaliado pelas medidas antropométricas de peso, altura e circunferência da cintura. Um questionário foi aplicado englobando perfil sociodemográfico, histórico familiar de doenças, consumo de produtos de tabaco e de álcool, atividade física, além do questionário autoaplicável para medida da severidade da depressão. Para avaliação do risco cardiovascular global, foi calculado o escore de Framingham. O teste qui-quadrado de Pearson (χ2) foi utilizado para testar a associação entre as variáveis categóricas, considerando o nível de significância qunando p ≤ 0,05 e IC95%.

Resultados: Foram avaliados 54 indivíduos, predominantemente mulheres (n = 32), com idade média de 40,2 ± 10,8 anos. A depressão foi classificada como grave na maioria dos pacientes (n = 29). A hipercolesterolemia isolada associou-se positivamente ao escore de depressão leve. Sedentarismo e sobrepeso/obesidade estiveram presentes (81,5% e 66,7%). Percentual de risco obtido por meio do escore de Framingham foi encontrado em 42,9% dos indivíduos. Depressão leve associou-se positivamente aos pacientes com magreza/eutrofia.

Conclusões: Diversos fatores de risco cardiovascular foram encontrados, alertando para a importância do cuidado integral da saúde do paciente e avaliação destes indicadores.

Palavras-chave: Depressão; doenças cardiovasculares; fatores de risco; dislipidemias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

1.
Schuh CU, Rockett FC, Sauer P, Moreira PR, Silveira MN, Bosa VL. Fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular em pacientes com depressão em um hospital do sul do Brasil. Clin Biomed Res [Internet]. 25º de março de 2020 [citado 27º de novembro de 2022];39(4). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/94097

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)