Papel da Ingestão de Soja na Nefropatia Diabética

Autores

  • Flávia Moraes Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jussara Carnevale de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

dieta, proteínas vegetais, alimentos de soja, proteínas de soja, diabetes mellitus

Resumo

O papel específico das modificações da dieta no tratamento da nefropatia diabética (ND) ainda não está elucidado. A substituição de proteína de origem animal por soja em pacientes com Diabete Melito (DM) poderia ser benéfica para a função renal. O objetivo do presente manuscrito foi revisar criticamente as evidências acerca do papel da soja na ND. Foram selecionados seis ensaios clínicos randomizados conduzidos em pacientes com DM, dentre os quais cinco demonstraram melhora de pelo menos um marcador de função renal com a dieta com soja. Os mecanismos através dos quais essas dietas promoveriam melhora da ND não foram elucidados, assim como não está estabelecido ainda se há distinção no efeito benéfico aos rins dos diferentes produtos à base de soja disponíveis no mercado. Novos estudos são necessários para que tais questões possam ser elucidadas e para que os benefícios da soja na ND possam ser confirmados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Moraes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nutricionsita, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2006/02. Aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia da UFRGS e pós-graduanda do curso de especialização em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral da PUCRS.

Jussara Carnevale de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nutricionista, doutora em Metabolismo e Nutrição pela UFRGS. Professora adjunta do Curso de Graduação em Nutrição da UFRGS.

Downloads

Publicado

2009-05-04

Como Citar

1.
Silva FM, de Almeida JC. Papel da Ingestão de Soja na Nefropatia Diabética. Clin Biomed Res [Internet]. 4º de maio de 2009 [citado 28º de março de 2024];29(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/8326

Edição

Seção

Artigos de Revisão