Implementação de um Novo Modelo de Experimentação Animal - Zebrafish

Autores

  • Ana Cláudia Reis Schneider HCPA
  • Rafael Lucyk Maurer HCPA
  • Ursula Matte Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Marilene Porawski Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Pedro Guilherme Schaefer Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Jorge Luiz dos Santos HCPA
  • Themis Reverbel da Silveira HCPA

Palavras-chave:

Zebrafish, Danio rerio, Modelo Animal

Resumo

O Danio rerio (zebrafish, paulistinha) é um pequeno peixe de água-doce, que vem sendo utilizado como modelo de animal para o estudo de numerosas doenças humanas. A sua facilidade de manutenção e reprodução e os métodos laboratoriais para sua criação já estão bem estabelecidos. Sua manutenção requer alguns cuidados básicos e a compra de equipamentos específicos, porém estes são de baixo custo. Este peixe é considerado um bom modelo para o estudo de doenças humanas, pode servir como uma relevante plataforma para estudo de eventos moleculares, estratégias terapêuticas e avaliação dos mecanismos fisiológicos de algumas patologias. O Laboratório Experimental de Hepatologia e Gastroenterologia (LEHG), do Centro de Pesquisas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, iniciou em 2008 estudos na área da Hepatologia com o Zebrafish, aqui apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Reis Schneider, HCPA

Nutricionista, Mestre em Ciências Médicas-Pediatria, UFRGS. Atua no Laboratório Experimental de Hepatologia e Gastroenterologia do Centro de Pesquisas do HCPA

Rafael Lucyk Maurer, HCPA

Biólogo, Mestre em Zoologia - PUCRS. Atua no Laboratório de  Hepatologia Experimental-Fisiologia do Centro de Pesquisas do HCPA.

Ursula Matte, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Doutora em Genética e Biologia Molecular, UFRGS. Atua no Centro de Terapia Gênica, Centro de Pesquisas, HCPA e Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, UFRGS.

Marilene Porawski, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Bióloga, Doutora em Ciências Biológicas - Fisiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no Laboratório de  Hepatologia Experimental-Fisiologia do Centro de Pesquisas do HCPA.

Pedro Guilherme Schaefer, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Médico Residente em Patologia Cirúrgica  no HCPA. Atua no Laboratório Experimental de Hepatologia e Gastroenterologia do Centro de Pesquisas do HCPA.

Jorge Luiz dos Santos, HCPA

Médico, Doutor em Ciências Médicas - Pediatria, UFRGS. Atua no Laboratório Experimental de Hepatologia e Gastroenterologia do Centro de Pesquisas do HCPA.

Themis Reverbel da Silveira, HCPA

Médica, Doutora em Genética e Biologia Celular, UFRGS. Atua no Laboratório Experimental de Hepatologia e Gastroenterologia do Centro de Pesquisas do HCPA.

Downloads

Publicado

2009-08-17

Como Citar

1.
Schneider ACR, Maurer RL, Matte U, Porawski M, Schaefer PG, dos Santos JL, da Silveira TR. Implementação de um Novo Modelo de Experimentação Animal - Zebrafish. Clin Biomed Res [Internet]. 17º de agosto de 2009 [citado 29º de janeiro de 2023];29(2). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/7981

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>