Avaliação do efeito imediato de exercício de trato vocal semiocluído no mecanismo velofaríngeo em 5 portadores de fissura labiopalatina – estudo piloto

Autores

  • Mariana Arioza Fernandes Almeida Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde na área de concentração Adulto Crítico, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, Brasil. Serviço de Fonoaudiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, Brasil.
  • Luise Stumpf Hubner Programa de Pós Graduação em Ciências Cirúrgicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Brasil.
  • Sílvia Dornelles Serviço de Fonoaudiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, Brasil. Departamento de Saúde e Comunicação Humana. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Brasil.

Palavras-chave:

Esfíncter velofaríngeo, fissura labial, fissura palatina, reabilitação, trato vocal semiocluído

Resumo

Introdução: As fissuras labiopalatinas não sindrômicas estão incluídas entre as malformações craniofaciais severas mais frequentes na população humana. O indivíduo acometido pode apresentar alterações no mecanismo velofaríngeo e assim, comprometendo a inteligibilidade da fala.

Objetivo: Analisar o efeito imediato do exercício de trato vocal semiocluído no mecanismo velofaríngeo de pacientes com fissura labiopalatina.

Métodos: A amostra foi composta por 05 sujeitos com fissura labiopalatina reparada cirurgicamente submetidos à avaliação multidimensional, de videonasofibroscopia, análise das imagens dinâmicas por meio de software especializado, análise de fala por meio da avaliação perceptivo- auditiva e parecer auto referido.

Resultados: Todos os pacientes apresentaram fala encadeada melhor após o exercício, melhora acentuada na impressão geral da emissão e projeção vocal, maior fechamento velofaríngeo e efeito positivo na autoavaliação.

Conclusão: Observou-se efeito positivo do exercício de trato vocal semiocluído quando aplicado nessa amostra.

Palavras-chave: Esfíncter velofaríngeo; fissura labial; fissura palatina; reabilitação, trato vocal semiocluído

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

1.
Almeida MAF, Hubner LS, Dornelles S. Avaliação do efeito imediato de exercício de trato vocal semiocluído no mecanismo velofaríngeo em 5 portadores de fissura labiopalatina – estudo piloto. Clin Biomed Res [Internet]. 11º de abril de 2018 [citado 29º de setembro de 2022];38(1). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/75973

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)