Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa

Autores

  • Cassiela Roman Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Faculdade de Farmácia (FACFAR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Juliana Ellwanger Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Faculdade de Farmácia (FACFAR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Gabriela Curbeti Becker Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Faculdade de Farmácia (FACFAR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Anderson Donelli Da Silveira Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, Faculdade de Medicina (FAMED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Carmen Lucia Bezerra Machado Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina (FAMED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Waldomiro Carlos Manfroi Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina (FAMED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, educação em saúde, ensino

Resumo

Nas últimas décadas, a formação dos profissionais de saúde tornou-se um ponto importante a ser discutido. O novo profissional desejado pelas últimas reformas curriculares dos cursos da área da saúde tem perfil humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Apesar disso, a educação dos profissionais de saúde ainda é, na maioria das vezes, baseada em um modelo fragmentado do saber, desconsiderando as necessidades de atuação na prática. Neste contexto, surgem as metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA), que propõem desafios a serem superados pelos estudantes, possibilitando-lhes ocupar o lugar de sujeitos na construção do conhecimento. O objetivo deste estudo foi revisar artigos disponíveis em periódicos científicos que exemplificassem o uso de MAEA no processo de ensino nos cursos de graduação da área da saúde, com ênfase na realidade brasileira. A busca foi realizada através das bases de dados PubMed, SciELO e BVS, nas quais foram selecionados artigos científicos de relatos de experiência em português. Os resultados relatados nos artigos foram positivos em relação ao uso das MAEA no processo de ensino em saúde durante a graduação.

Palavras-chave: Aprendizagem ativa; educação em saúde; ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

1.
Roman C, Ellwanger J, Becker GC, Da Silveira AD, Machado CLB, Manfroi WC. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res [Internet]. 15º de dezembro de 2017 [citado 3º de dezembro de 2022];37(4). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/73911

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>