Duodenopancreatectomia e hemicolectomia no tratamento do câncer de cólon avançado

Autores

  • Eduardo Neubarth Trindade Médico Contratado do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Gerente de Internação do Hospital Fêmina de Porto Alegre (GHC).
  • Vinicius von Diemen Mestre em Medicina: Cirurgia PPG em Cirurgia da UFRGS. Médico Contratado do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital de Clinicas de Porto Alegre
  • Luciano Ambrosini Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo – Ex-Residente de Cirurgia Digestiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
  • Manoel R Trindade Department of Surgery, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Câncer de cólon, colectomia, cirurgia oncológica

Resumo

O tratamento das lesões neoplásicas localmente avançadas de cólon permanece um desafio pelo envolvimento e invasão de órgãos como o pâncreas e o duodeno. Apresentamos um caso de câncer de cólon avançado de um paciente submetido a colectomia direita associada a duodenopancreatectomia. No seguimento de cinco anos, o paciente permanecia livre de doença. Apesar da elevada morbidade, a ressecção multivisceral associada a quimioterapia adjuvante apresenta boa sobrevida e até mesmo cura em longo prazo.

Palavras-chave: Câncer de cólon; colectomia; cirurgia oncológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel R Trindade, Department of Surgery, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular, Department of Surgery, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

1.
Trindade EN, von Diemen V, Ambrosini L, Trindade MR. Duodenopancreatectomia e hemicolectomia no tratamento do câncer de cólon avançado. Clin Biomed Res [Internet]. 17º de janeiro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];36(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/69131

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)