Dor neuropática em pacientes com HIV/AIDS em uso de terapia antirretroviral

Autores

  • Andressa de Souza Professora do curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário Unilasalle Canoas. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano, linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Saúde-Doença. Canoas, RS, Brasil.
  • Rafael Braz da Silva Acadêmico do curso de graduação em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde do Centro Universitário Unilasalle Canoas. Integrante do Projeto de Iniciação Científica na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Saúde-Doença. Canoas, RS, Brasil.
  • Jairo Alberto Dussán-Sarria Médico. Residente do Programa de Anestesiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Doutorado, Programa de Pós Graduação em Medicina: Ciências Médicas, UFRGS.
  • Alexandre Ramos Lazzarotto Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano, linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Saúde-Doença do Centro Universitário Unilasalle Canoas. Canoas, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Dor neuropática, HIV, terapia antirretroviral

Resumo

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade em virtude de seu caráter pandêmico e gravidade. O uso da terapia antirretroviral está associado ao desenvolvimento de diferentes tipos de dor, sendo a dor neuropática uma delas. A dor neuropática ocorre pela lesão do sistema nociceptivo, que envolve mudanças moleculares, fisiológicas e anatômicas. Considerando que a infecção por HIV gera custos elevados para o sistema de saúde, e que suas comorbidades elevam ainda mais esses custos, a compreensão dos mecanismos da dor nessa população possibilita uma melhor assistência e uma redução da carga para o sistema. A dor neuropática pode apresentar diferentes possíveis mecanismos fisiopatológicos envolvidos, tornando-se um desafio para o tratamento de pacientes com HIV. A compreensão sobre a neurofisiologia da dor neuropática e o HIV pode promover melhores abordagens aos pacientes e a redução de comorbidades associadas, com impacto na qualidade de vida.

 

Palavras-chave: Dor neuropática; HIV; terapia antirretroviral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-21

Como Citar

1.
de Souza A, Braz da Silva R, Dussán-Sarria JA, Lazzarotto AR. Dor neuropática em pacientes com HIV/AIDS em uso de terapia antirretroviral. Clin Biomed Res [Internet]. 21º de outubro de 2016 [citado 28º de março de 2024];36(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/65984

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)