Resultados da terapia dupla (interferon e ribavirina) para hepatite C em um centro de referência no sul do Brasil: um estudo da vida real

Autores

  • Fernando Comunello Schacher Residência Médica, Serviço de Medicina Interna, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Deivid Santos Curso de Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • André Dias Américo Residência Médica, Serviço de Medicina Interna, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Melina Silva de Loreto Residência Médica, Serviço de Medicina Interna, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Felipe Augusto Santiago de Almeida Residência Médica, Serviço de Medicina Interna, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Mario Reis Álvares-dos-Santos Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Hepatite C, interferon, resposta virológica sustentada

Resumo

Introdução: A Hepatite C tem uma prevalência estimada em cerca de 170 milhões de pessoas mundialmente e cursa com grande morbimortalidade. O tratamento deste vírus tem se alterado significativamente nos últimos anos, porém, no Brasil, ainda imperam os tratamentos baseados em interferon convencional ou interferon-peguilado associado à ribavirina.

Métodos: estudo de coorte, retrospectivo, conduzido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foram incluídos 237 pacientes com Hepatite C tratados com interferon e ribavirina ou interferon-peguilado e ribavirina

Resultados: A taxa global de resposta virológica sustentada obtida foi de 33,33%, sendo 37,93% nos pacientes com regime baseado no interferon convencional e 32,69% nos com interferon-peguilado. A análise demonstrou uma maior taxa de resposta virológica sustentada entre os pacientes que apresentaram, à análise genética, expressão CC do polimorfismo da IL 28B.

Palavras-chave: Hepatite C; interferon; resposta virológica sustentada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-12

Como Citar

1.
Schacher FC, Santos D, Américo AD, de Loreto MS, de Almeida FAS, Álvares-dos-Santos MR. Resultados da terapia dupla (interferon e ribavirina) para hepatite C em um centro de referência no sul do Brasil: um estudo da vida real. Clin Biomed Res [Internet]. 12º de agosto de 2016 [citado 3º de dezembro de 2022];36(2). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/61315

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)