Implementação de um Programa para Evitar Possíveis Interações Fármaco–Alimento em Pacientes Adultos Internados em Unidades Clínicas e Cirúrgicas de um Hospital Universitário

Autores

  • Lucas Magedanz UFRGS/Faculdade de Farmácia
  • Thalita Jacoby HCPA/Unidade de Assistência Farmacêutica
  • Daiandy da Silva HCPA/Unidade de Assistência Farmacêutica
  • Luciana dos Santos HCPA/Unidade de Assistência Farmacêutica
  • Jacqueline Martinbiancho HCPA/Unidade de Assistência Farmacêutica
  • Joice Zuckermann HCPA/Centro de Informações sobre Medicamentos

Palavras-chave:

assistência farmacêutica, farmacovigilância, interação fármaco-alimento

Resumo

Introdução: As interações fármaco-alimento (IFA) são definidas como alterações produzidas nos efeitos terapêuticos de um medicamento em razão da ingestão concomitante de alimento.

Objetivo: Identificar prescrições médicas com possíveis IFA dos pacientes internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e orientar o corpo clínico quanto aos horários adequados de administração dos medicamentos.

Métodos: O estudo analisou, entre fevereiro e julho de 2006, 2.645 prescrições de pacientes adultos internados nas unidades clínicas e cirúrgicas do HCPA e que recebiam dieta oral.

Resultados: Observou-se que 54,5% (1.442) das prescrições apresentavam potenciais IFA. Nesses casos, as equipes assistenciais recebiam, através de notificação em prontuário médico, informações sobre os medicamentos que necessitavam de intervalo de jejum para garantir sua máxima biodisponibilidade.

Conclusão: A alta incidência de prescrições contendo medicamentos possíveis de interagir com os alimentos demonstra a necessidade de um sistema que disponibilize, sistematicamente, as orientações relacionadas à correta administração dos medicamentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-30

Como Citar

1.
Magedanz L, Jacoby T, da Silva D, dos Santos L, Martinbiancho J, Zuckermann J. Implementação de um Programa para Evitar Possíveis Interações Fármaco–Alimento em Pacientes Adultos Internados em Unidades Clínicas e Cirúrgicas de um Hospital Universitário. Clin Biomed Res [Internet]. 30º de abril de 2009 [citado 28º de março de 2024];29(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/5984

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)