Relação entre leptina, obesidade e exercício físico

Autores

  • Priscila Correa Freitas Curso de BIomedicina, Centro Universitário Metodista, do IPA; Serviço de Endocrinologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
  • Alana Schraiber Colato Programa de Pós-Graduação em Biociências e Reabilitação, Núcleo de Estudos em Exercício Físico e Imunologia, Centro Universitário Metodista do IPA.
  • Alessandra Peres Programa de Pós-Graduação em Biociências e Reabilitação, Núcleo de Estudos em Exercício Físico e Imunologia, Centro Universitário Metodista do IPA; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
  • Joiza Lins Camargo Serviço de Endocrinologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Palavras-chave:

leptina, obesidade, exercício, treinamento físico

Resumo

A obesidade é uma doença complexa, com etiologia multifatorial, que afeta todas as idades e classes sociais. No Brasil, o crescimento da obesidade e sobrepeso é preocupante, sendo o Rio Grande do Sul (RS) o estado com os maiores índices. O tecido adiposo é responsável pela síntese de leptina, um hormônio participante da inibição da fome via hipotálamo. O excesso de peso na obesidade eleva a síntese hormonal dos adipócitos e, consequentemente, os níveis plasmáticos de leptina. Contudo, a demasiada estimulação da leptina em seus receptores centrais origina uma resistência à sua ação no organismo. Assim, este excesso acarreta um desequilíbrio entre a ingestão de alimentos e o gasto energético, além de efeitos pró-inflamatórios. A perda de peso é capaz de reestabelecer este equilíbrio, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos. O treinamento físico vem sendo estudado como uma alternativa não farmacológica para essa modulação, entretanto muitos resultados controversos são encontrados. O objetivo deste artigo é mostrar a relação da leptina com a obesidade e sua modulação pelo exercício, por meio de uma revisão em torno de artigos científicos sobre este tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-05

Como Citar

1.
Freitas PC, Colato AS, Peres A, Camargo JL. Relação entre leptina, obesidade e exercício físico. Clin Biomed Res [Internet]. 5º de dezembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];33(3/4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/39143

Edição

Seção

Artigos de Revisão