Jorge Pinto Ribeiro: uma vida dedicada à Cardiologia

Autores

  • Luis Eduardo Paim Rohde Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Nadine Clausell UFRGS/HCPA

Palavras-chave:

Cardiologia, Ribeiro JP, Médico Cardiologista

Resumo

Go back to Brazil and change your environment!”

Eugene Braunwald

 

Com esta missão o então jovem cardiologista Jorge Pinto Ribeiro se despedia em 1985 da cidade de Boston, para regressar a Porto Alegre. Jorge devotou sua vida profissional para tornar esta missão realidade.

Jorge havia se graduado pela Faculdade de Medicina de UFRGS em 1978. Quando jovem sempre gostou de esportes e sua fascinação não diminui ao longo do curso da medicina, participando das atividades do Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX) da Escola de Educação Física.  Jorge teve sua iniciação na pesquisa científica influenciada de forma marcante pelo professor Eduardo Henrique De Rose, idealizador do LAPEX. Após a graduação, realizou residência em Medicina Interna no Hospital de Clinicas de Porto Alegre (1979-81), simultaneamente com o curso de Especialização em Medicina do Esporte na então Fundação Universidade Federal de Ciências Médicas. Com esta base e através das relações com o grupo de pesquisa do LAPEX, rumou para a Boston University onde começou o seu doutorado em Fisiologia Aplicada em 1981. Fruto de desempenho destacado nos primeiros anos em Boston, foi convidado para realizar fellowship em Cardiologia Clínica no prestigiado Brigham and Women’s Hospital, hospital afiliado da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard. Este período da sua vida acadêmica o colocou em posições privilegiadas no âmbito da pesquisa cardiovascular e lhe rendeu suas primeiras publicações internacionais de impacto, e que até hoje rendem citações por sua relevância cientifica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-17

Como Citar

1.
Rohde LEP, Clausell N. Jorge Pinto Ribeiro: uma vida dedicada à Cardiologia. Clin Biomed Res [Internet]. 17º de outubro de 2012 [citado 8º de dezembro de 2022];32(3). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/34139

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)