Descrição das notificações de queixas técnicas de medicamentos recebidas pela farmacovigilância do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Autores

  • Luciana dos Santos Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Fábio Ramos Oliveira Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Jacqueline Martinbiancho Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Thalita Jacoby Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Simone Dalla Pozza Mahmud Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Mariana De Conto Fin Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Natália Winkler Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Palavras-chave:

Farmacovigilância, notificação espontânea, vigilância de produtos comercializados

Resumo

Introdução: Farmacovigilância é definida como o conjunto de atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou queixas técnicas dos medicamentos.

Objetivo: Descrever as notificações espontâneas, de produtos com suspeita de desvios de qualidade, recebidas pela farmacovigilância do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no período de 2008 a 2012.

Método: Realizado estudo descritivo com dados recebidos pela farmacovigilância e Serviço de Parecer Técnico da instituição, tendo como variáveis: notificadores, produtos, desvios de qualidade, presença de erros de medicação, medidas adotadas após avaliação do produto.

Resultados: No período foram recebidas 191 notificações espontâneas de produtos com suspeita de desvio de qualidade, sendo os funcionários da farmácia (48,7%) e enfermagem (35,1%) os responsáveis pelo maior número de notificações. Das notificações, 12,6% foram identificados erros de medicação, 60,2% foram encaminhas para avaliação da indústria e 13% receberam parecer desfavorável para uso na instituição.

Conclusão: É fundamental que os profissionais de saúde façam a notificação dos problemas detectados para que se mantenha ou melhore a qualidade e segurança dos produtos.

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Biografia do Autor

Luciana dos Santos, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Farmacêutica responsável pelo Centro de Infromações sobre Medicamentos (CIM-HCPA) do Serviço de Farmácia do HCPA.

Fábio Ramos Oliveira, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Farmacêutico do Serviço de Parecer Técnico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Jacqueline Martinbiancho, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Farmacêutica responsável pela Seção de Farmácia Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Thalita Jacoby, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Farmacêutica do Serviço de Farmácia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Simone Dalla Pozza Mahmud, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Farmacêutica responsável pelo Serviço de Farmácia do hospital de Clínicas de Porto Alegre

Mariana De Conto Fin, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Bolsista do Serviço de Farmácia do hospital de Clínicas de Porto Alegre

Natália Winkler, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Bolsista do Serviço de Farmácia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

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Publicado

2013-02-04

Como Citar

1.
Santos L dos, Oliveira FR, Martinbiancho J, Jacoby T, Mahmud SDP, Fin MDC, Winkler N. Descrição das notificações de queixas técnicas de medicamentos recebidas pela farmacovigilância do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Clin Biomed Res [Internet]. 4º de fevereiro de 2013 [citado 29º de setembro de 2022];32(4). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31885

Edição

Seção

Comunicações Breves

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