Normalidade de variáveis: métodos de verificação e comparação de alguns testes não-paramétricos por simulação

Autores

  • Vanessa Bielefeldt Leotti Torman Departamento de Estatística, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação, HCPA.
  • Rodrigo Coster Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação, HCPA.
  • João Riboldi Departamento de Estatística, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

histograma, QQ-plot, distribuição normal, normalidade, testes de aderência, testes de normalidade

Resumo

Introdução: Os principais testes estatísticos têm como suposição a normalidade dos dados, que deve ser verificada antes da realização das análises principais. Objetivo: Revisar as técnicas de verificação da normalidade dos dados e comparar alguns testes de aderência à normalidade para diferentes distribuições de origem e tamanho amostral. Metodologia: Através da simulação de cinco distribuições (Normal, t-student, Qui-Quadrado, Gama e Exponencial) e seis tamanhos amostrais (10, 30, 50, 100, 500 e 1000) foram simulados 5000 amostras de cada par distribuição-tamanho amostral e realizados os testes Qui-quadrado, Kolmogorov-Smirnov, Lilliefors, Shapiro-Wilk, Shapiro-Francia, Cramer-von Mises, Anderson-Darling e Jarque-Bera. Resultados: Os resultados obtidos mostram uma clara superioridade dos testes Shapiro-Francia e Shapiro-Wilk, com percentuais de acerto de 72,41% e 72,15%, respectivamente. Entre os piores resultados encontramos o Kolmogorov-Smirnov e Qui-Quadrado, com percentual de acerto de 44,78% e 61,58%, respectivamente. Conclusões: Para amostras pequenas recomenda-se que sejam utilizados procedimentos não paramétricos diretamente para a análise, em função da baixa performance dos testes de aderência à normalidade, dado o baixo percentual de acertos. Para amostras maiores, recomenda-se o uso dos testes Shapiro-Francia ou Shapiro-Wilk.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

1.
Torman VBL, Coster R, Riboldi J. Normalidade de variáveis: métodos de verificação e comparação de alguns testes não-paramétricos por simulação. Clin Biomed Res [Internet]. 20º de julho de 2012 [citado 19º de abril de 2024];32(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/29874

Edição

Seção

Seção de Bioestatística