Frequência do autoexame das mamas em amostra populacional de Xangri-Lá

Autores

  • Carlos José Gói Júnior Doutorando da FAMED, UFRGS Bolsista da PROREXT em 2011
  • Lara Rech Poltronieri Doutoranda da FAMED, UFRGS Bolsista da PROPESQ em 2011
  • Nilton Leite Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

Palavras-chave:

auto-exame de mamas, câncer de mama, prevenção secundária, educação comunitária, Xangri-Lá.

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a realização do autoexame das mamas (AEM) no município de Xangri-Lá/ RS.

MÉTODO: Após 6 anos de atividade comunitária do médico mastologista no município, foram entrevistadas 854 pacientes, entre março de 2010 e novembro de 2011. Anotou-se, além de dados pessoais, a realização do AEM e consulta com mastologista. Os questionários foram preenchidos pela equipe de pesquisa previamente treinada.. As variáveis foram descritas pela média, desvio-padrão e percentuais e, quando categorizadas, pelo Qui Quadrado de Pearson; foram consideradas significantes quando p < 0,05.

RESULTADOS: A média de idade encontrada foi de 45 ± 14 anos. AEM mensal foi realizado por 55% desta amostra de 854 mulheres.  História familiar de câncer de mama aumenta em 15% a realização do AEM apenas no grupo que não consulta com o especialista. As mulheres que consultaram com o mastologista apresentam uma chance maior de se examinarem (RC=3,35 com IC 95% de 2,53 a 4,44). As mulheres com mais idade realizam mais o AEM do que as jovens.

CONCLUSÃO: Foi observada alta prevalência de AEM, porém aquém do ideal. Os principais indicadores de realização do AEM neste estudo foram idade crescente e ter consultado com o especialista. Foi demonstrada a eficácia de projetos de atenção primária à saúde por médico especialista e, que o AEM, realizado com a mulher deitada é feito por apenas 35 das 55% que o fazem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos José Gói Júnior, Doutorando da FAMED, UFRGS Bolsista da PROREXT em 2011

Aluno doutorando da FAMED

Lara Rech Poltronieri, Doutoranda da FAMED, UFRGS Bolsista da PROPESQ em 2011

Aluna, doutoranda da FAMED.

Nilton Leite Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

Professor Associado. DGO

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

1.
Gói Júnior CJ, Poltronieri LR, Xavier NL. Frequência do autoexame das mamas em amostra populacional de Xangri-Lá. Clin Biomed Res [Internet]. 20º de julho de 2012 [citado 28º de março de 2024];32(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/28015

Edição

Seção

Artigos Originais