Estrongiloidíase Diagnosticada por Lavado Broncoalveolar

Autores

  • Roberto Guidotti Tonietto Hospital São Lucas da PUCRS
  • Vinicius Duval da Silva Hospital São Lucas da PUCRS
  • Virgilio Tonietto Hospital São Lucas da PUCRS

Palavras-chave:

Estrongiloidíase, Lavado broncoalveolar

Resumo

Paciente masculino, branco, 76 anos de idade, com diabete melito, tabagista e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica grave em uso crônico de prednisona na dose de 20 mg/dia nos últimos 7 anos, interna no hospital por piora da dispnéia e diarréia. Radiograma simples de tórax mostrou hiperinsuflação pulmonar bilateral e opacidade em lobo inferior esquerdo. Tomografia computadorizada de tórax revelou enfisema bilateral, bronquiectasias em lobo médio e opacidade de contornos indefinidos em lobo inferior esquerdo. Hemograma completo e bioquímica de rotina sem alterações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Guidotti Tonietto, Hospital São Lucas da PUCRS

Médico Residente. Serviço de Medicina Interna do Hospital São Lucas da PUCRS.

Vinicius Duval da Silva, Hospital São Lucas da PUCRS

Professor Adjunto do Departamento de Patologia e Radiações da Faculdade de Medicina da PUCRS. Coordenador do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da PUCRS.

Virgilio Tonietto, Hospital São Lucas da PUCRS

Professor Adjunto do Departamento de Medicina Interna (Pneumologia) da Faculdade de Medicina da PUCRS. Coordenador do Serviço de Broncoscopia do Hospital São Lucas da PUCRS.

Downloads

Publicado

2008-09-12

Como Citar

1.
Tonietto RG, da Silva VD, Tonietto V. Estrongiloidíase Diagnosticada por Lavado Broncoalveolar. Clin Biomed Res [Internet]. 12º de setembro de 2008 [citado 28º de março de 2024];28(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2678

Edição

Seção

Imagem Diagnóstica