Infecção relacionada a cateter venoso central após a implementação de um conjunto de medidas preventivas (bundle) no centro de terapia intensiva (CTI)

Autores

  • Jessica Dallé HCPA
  • Nádia Mora Kuplich HCPA
  • Rodrigo Pires dos Santos HCPA
  • Denise Tolfo Silveira UFRGS

Palavras-chave:

infecções relacionadas a cateter, programa de controle de infecção hospitalar, unidades de terapia intensiva

Resumo

Introdução: As infecções de cateter venoso central (CVC) são um importante problema de saúde. Objetivo: Verificar a redução das taxas de infecção relacionadas a CVC no centro de terapia intensiva (CTI) adulto, através da implementação de um conjunto (bundle) de medidas preventivas utilizando a vigilância do processo de inserção e manutenção de CVCs. Método: Foi realizado um quasi-experimento, no CTI adulto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), antes e após a implementação dos bundles de inserção e manutenção de CVCs. Resultados: No bundle de inserção foram avaliados 594 procedimentos. A taxa de adesão ao bundle de inserção foi de 54,4%, e variou significativamente durante os meses do estudo. O uso de barreiras máximas foi a medida com menor adesão (54,0 %). Com relação ao bundle de manutenção, a taxa de adesão no primeiro mês de implementação foi de 41,5%, e teve um aumento importante após o segundo mês devido à notificação nominal dos profissionais que não aderiam. A taxa média de infecção relacionada a CVC pré-intervenção foi de 2,4/1000 cateteres-dia e a média pós-intervenção foi de 1,2/1000 cateteres-dia. Nos períodos imediatamente antes e após a implementação dos bundles não se observou essa redução na taxa de infecções relacionada a CVC. Conclusão: Houve uma oscilação na taxa de adesão ao bundle de inserção, por outro lado ocorreu uma melhora na adesão ao bundle de manutenção. A implementação de um bundle de prevenção é uma medida complexa, sendo importante o comprometimento de todos os profissionais envolvidos no cuidado aos pacientes.

Descritores: Infecções Relacionadas a Cateter, Programa de Controle de Infecção Hospitalar, Unidades de Terapia Intensiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-27

Como Citar

1.
Dallé J, Kuplich NM, dos Santos RP, Silveira DT. Infecção relacionada a cateter venoso central após a implementação de um conjunto de medidas preventivas (bundle) no centro de terapia intensiva (CTI). Clin Biomed Res [Internet]. 27º de abril de 2012 [citado 2º de dezembro de 2022];32(1). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/25148

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.