Prevalência de Síndrome Metabólica em uma população de pacientes com excesso de peso (funcionários de um hospital de referência)

Autores

  • Ticiana da Costa Rodrigues Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Jacqueline Jacques Winter Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Damasio Macedo Trindade Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Luis Henrique Santos Canani Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Palavras-chave:

Síndrome Metabólica, obesidade, sobrepeso.

Resumo

Objetivo: Avaliar a prevalência da síndrome metabólica (SM) em uma população de pacientes com excesso de peso. Métodos: Estudo transversal realizado com 290 pacientes atendidos no ambulatório de medicina interna do Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que consultaram por queixa de excesso de peso. Os critérios de inclusão foram idade acima de 18 anos, índice de massa corporal igual ou superior a 25 kg/m2 e ausência de diabetes melito. A SM foi definida segundo os critérios do National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III. Resultados: A prevalência geral da SM neste grupo de indivíduos foi de 20,0%. Quando avaliamos apenas os pacientes com obesidade, a prevalência foi de 24,6%. Conclusões: A prevalência da SM foi semelhante à da população em geral, mesmo no grupo de obesos – um grupo teoricamente com maior risco de desenvolvimento da síndrome.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ticiana da Costa Rodrigues, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Serviço de Endocrinologia do HCPA

Jacqueline Jacques Winter, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Serviço de Medicina Ocupacional

Damasio Macedo Trindade, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Serviço de Medicina Ocupacional

Luis Henrique Santos Canani, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Serviço de Endocrinologia do HCPA

Downloads

Publicado

2008-02-19

Como Citar

1.
Rodrigues T da C, Winter JJ, Trindade DM, Canani LHS. Prevalência de Síndrome Metabólica em uma população de pacientes com excesso de peso (funcionários de um hospital de referência). Clin Biomed Res [Internet]. 19º de fevereiro de 2008 [citado 25º de junho de 2022];27(3). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2434

Edição

Seção

Artigos Originais