Taxas de infecção relacionadas a partos cesáreos e normais no HCPA

Autores

  • Bianca Chassot Benincasa UFRGS
  • Caroline Walker
  • Christine Cioba UFRGS
  • Cibele Corbellini da Silva Rosa UFRGS
  • Daiana Eltz Martins UFRGS
  • Enderson Dias UFRGS
  • Mariza Kluck HCPA

Palavras-chave:

parto normal, parto cesáreo, infecção puerperal

Resumo

Introdução: Indicadores de gestão hospitalar são utilizados para mensurar quantitativamente a qualidade da gestão e proporcionam informações fundamentais para o seu controle. Esse estudo compara a taxa de infecção pós-parto relacionada ao parto cesáreo e vaginal. Embora o risco de infecção puerperal esteja presente em ambos os procedimentos, o risco é maior após o parto por cesariana, devido à natureza invasiva do procedimento.

 Objetivo: Comparar a taxa de infecção relacionada ao parto cesáreo com a de parto normal buscando avaliar a correlação de um possível aumento de risco.

 Métodos: Estudo de caráter observacional, cujos dados foram coletados no sistema de Indicadores de Gestão (IG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), abrangendo o período de janeiro de 2004 a dezembro de 2010.

Resultados: A taxa de cesariana no HCPA foi 32,55% durante o período investigado. Houve uma diferença entre a taxa de cesarianas cobertas pelo SUS (31,80%) e por outros convênios (70,59%). Entre os nascimentos no HCPA durante o mesmo período, a taxa de infecção após partos por cesariana foi de 2,8% e 0,8% após partos vaginais.

Conclusão: A taxa de infecção associada à cesariana é maior do que a relacionada aos partos normais. A taxa de infecção de cesarianas vem diminuindo desde 2009.

Palavras-chave: parto normal; parto cesáreo; infecção puerperal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-27

Como Citar

1.
Benincasa BC, Walker C, Cioba C, da Silva Rosa CC, Martins DE, Dias E, Kluck M. Taxas de infecção relacionadas a partos cesáreos e normais no HCPA. Clin Biomed Res [Internet]. 27º de abril de 2012 [citado 2º de dezembro de 2022];32(1). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/24094

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)