Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de acadêmicos do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas

Autores

  • Daiane Pereira Souza Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Consumo alimentar, estado nutricional

Resumo

Introdução: Avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de macronutrientes entre alunos do primeiro e sétimo semestres do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2008.

Objetivos: Foi realizado um estudo epidemiológico observacional, tipo descritivo que avaliou uma amostra de 58 alunos com idades entre 17 e 32 anos, todos do sexo feminino, matriculados no curso de graduação de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas.

Métodos: Os dados foram coletados, através de questionário padronizado e previamente testado, utilizando-se o recordatório de 24h e o questionário sobre informações sociodemográficos. Para verificação do estado nutricional, utilizou-se balança digital portátil, capacidade de 150 kg, precisão de 100 gramas e antropômetro da marca Soehnle Professional. Como consumo adequado foi definido ingestão de 50%-60% de carboidratos, 10%-15% de proteínas e 25%-30% de lipídeos do total de calorias consumidas. O consumo, acima ou abaixo destes percentuais, foi considerado alto e baixa adequação, respectivamente.

Resultados: A prevalência geral de sobrepeso/obesidade na amostra total foi 12,1%. O baixo consumo de carboidratos apresentou maior prevalência nas alunas matriculadas no sétimo semestre (53,1%) em comparação com as do primeiro (30,1%), o consumo de proteínas e lipídeos apresentou-se alto em ambos os semestres.

Conclusão: Em relação ao estado nutricional, a maioria dos entrevistados encontra-se dentro do normal. Mais da metade dos estudantes, de ambos os semestres, apresentou um alto consumo de lipídeos e proteínas, e apenas os do primeiro semestre encontram-se com uma adequada ingestão de carboidratos, enquanto os do sétimo semestre encontram-se abaixo das recomendações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Pereira Souza, Universidade Federal de Pelotas

Nutrição

Downloads

Publicado

2012-10-11

Como Citar

1.
Souza DP. Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de acadêmicos do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas. Clin Biomed Res [Internet]. 11º de outubro de 2012 [citado 28º de março de 2024];32(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/23180

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.