Perfil das interações medicamentosas solicitadas ao Centro de Informações sobre Medicamentos de hospital universitário

Autores

  • Luciana Santos Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Jacqueline Martinbiancho Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Laura Minuzzi Kreutz Hospital de Clínicas de Porto Alegre / Faculdade de Farmácia da UFRGS
  • Andressa Lovato Todiotto Hospital de Clínicas de Porto Alegre / Faculdade de Farmácia da UFRGS

Palavras-chave:

Centro de informação sobre medicamentos, interações de medicamentos, incompatibilidade de medicamentos, nutrição enteral

Resumo

Introdução: O Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) busca, através de suas fontes de pesquisa, identificar as possíveis interações medicamentosas que possam prejudicar ou não o paciente no momento da administração.

Objetivo: Descrever as interações medicamentosas solicitadas ao CIM pelos profissionais internos de hospital universitário.

Método: Foi realizado estudo descritivo, no período de janeiro de 2009 a maio de 2011, das solicitações relacionadas com interações medicamento x medicamento, medicamento x alimentos e sondas enterais e incompatibilidades medicamentosas. Das solicitações, verificou-se a disponibilidade de informação na literatura e a orientação fornecida ao solicitante.

Resultados: Das solicitações envolvendo interações medicamentosas, dos 55 medicamentos foram informadas 19 interações, na sua maioria moderadas (61%) e de efeito tardio (50%). Das interações medicamento x alimentos (15), 26,7% apresentaram efeitos de alteração na farmacocinética dos medicamentos. Para interações envolvendo medicamentos e dietas enterais, 58,3% dos fármacos não apresentavam interação, 25% não foram testados com dietas enterais e 16,7% foram considerados contraindicados. Em relação às incompatibilidades medicamentosas, dos medicamentos solicitados, 52,8% foram compatíveis e 16,1%, incompatíveis.

Conclusão: O CIM vem auxiliando na resolução de dúvidas, mas a indisponibilidade de informações na literatura nem sempre permite uma prática segura e correta no momento da administração dos medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Santos, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Farmacêutica responsável pelo Centro de Infromações sobre Medicamentos (CIM-HCPA) do Serviço de Farmácia do HCPA.

Jacqueline Martinbiancho, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Farmacêutica responsável pela Seção de Farmácia Clínica do Serviço de Farmácia do HCPA.

Laura Minuzzi Kreutz, Hospital de Clínicas de Porto Alegre / Faculdade de Farmácia da UFRGS

Bolsista do Serviço de Farmácia

Andressa Lovato Todiotto, Hospital de Clínicas de Porto Alegre / Faculdade de Farmácia da UFRGS

Bolsista do Serviço de Farmácia

Downloads

Publicado

2011-10-31

Como Citar

1.
Santos L, Martinbiancho J, Kreutz LM, Todiotto AL. Perfil das interações medicamentosas solicitadas ao Centro de Informações sobre Medicamentos de hospital universitário. Clin Biomed Res [Internet]. 31º de outubro de 2011 [citado 11º de agosto de 2022];31(3). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/22183

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)