O papel da aprendizagem baseada em problemas nas mudanças no ensino médico no Brasil

Autores

  • Marina Beltrami Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul , RS
  • Waldomiro Manfroi Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina (FAMED/UFRGS), Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, ensino médico, Sistema Único de Saúde

Resumo

A instituição do Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS) acarretou mudanças no trabalho médico. Novas habilidades vêm sendo demandadas do médico atuante no SUS, gerando impacto sobre o ensino médico. Através da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina é possível identificar algumas dessas repercussões, bem como abordagens propostas para a reestruturação do ensino. A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma metodologia ativa de ensino que vem sendo adotada em algumas Escolas Médicas do país. Constitui-se um trabalho de pequenos grupos, onde o aprendizado é centrado no aluno e não no professor, e os conhecimentos são adquiridos a partir de problemas clínicos. Essa abordagem exige uma estrutura física e organizacional complexa, treinamento adequado dos docentes e participação ativa dos discentes. Uma análise de alguns resultados obtidos a partir da experiência de países como os Estados Unidos e o Canadá sugere alguns pontos fortes do ensino através do PBL: comunicação social, trabalho em equipe multidisciplinar e aprender a aprender. Essas habilidades são consoantes com as características almejadas para o médico do SUS. Alguns aspectos são deficitários em relação ao método tradicional, como conhecimento de ciências biológicas básicas e fisiopatologia e desempenho na tomada de decisão terapêutica. Com isso, propõe-se uma reflexão sobre a pertinência da adoção do PBL como modelo didático no Brasil, sua relação com as propostas do SUS e das Diretrizes Curriculares e a factibilidade desse processo.

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Biografia do Autor

Marina Beltrami Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul , RS

Médica, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares

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Publicado

2012-01-30

Como Citar

1.
Moreira MB, Manfroi W. O papel da aprendizagem baseada em problemas nas mudanças no ensino médico no Brasil. Clin Biomed Res [Internet]. 30º de janeiro de 2012 [citado 29º de março de 2024];31(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21412

Edição

Seção

Artigos Especiais