Paciente obeso crítico: desafio no desmame da ventilação mecânica invasiva

Autores

  • Débora Schmidt
  • Tatiane Gomes de Araújo
  • Ana Cláudia Coelho

Palavras-chave:

obesidade, índice de massa corporal, unidades de terapia intensiva, cuidados intensivos, ventilação mecânica, mortalidade

Resumo

Objetivo: Analisar aspectos relacionados à permanência de pacientes obesos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), comparando-os com um grupo de pacientes não obesos. Método: Trata-se de uma coorte retrospectiva de 60 pacientes adultos (30 obesos e 30 não obesos) admitidos na UTI de um hospital público de Porto Alegre/RS, pareados quanto à idade, sexo e motivo da internação. Resultados: A idade média dos pacientes foi 59+­12 anos, sendo 42 mulheres. Os pacientes obesos apresentaram maiores taxas de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM). O tempo de internação na UTI e de hospitalização foram respectivamente 12,5 (1-127) e 30,50 (7-143) dias no grupo dos obesos, os quais tiveram mais episódios de readmissão na UTI, porém, não significativo. A taxa de mortalidade associada à obesidade foi de 47%. A necessidade de ventilação mecânica (VM) nos obesos foi de 97%, enquanto nos não obesos 87%. O tempo de VM apresentou correlação com o peso dos pacientes (r=0,265; p<0,05) e com o tempo de internação na UTI (r=0,814; p<0,001). A duração da VM foi maior no grupo de obesos, bem como o número de falhas de desmame (p=0,006). Conclusões: Neste estudo houve uma maior prevalência de HAS e DM nos obesos. O tempo de VM apresentou correlação com o peso dos pacientes e com o tempo de internação na UTI. As falhas de desmame da VM foram maiores nos obesos, o que sugere a necessidade de uma abordagem criteriosa no processo de retirada da VM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Schmidt

Fisioterapeuta especialista em Terapia Intensiva pelo programa de Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre/RS. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciencias Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tatiane Gomes de Araújo

Fisioterapeuta especialista em Terapia Intensiva pelo programa de Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre/RS. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciencias Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Cláudia Coelho

Fisioterapeuta do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre; Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2012-04-27

Como Citar

1.
Schmidt D, de Araújo TG, Coelho AC. Paciente obeso crítico: desafio no desmame da ventilação mecânica invasiva. Clin Biomed Res [Internet]. 27º de abril de 2012 [citado 28º de março de 2024];32(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21103

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)