HbA1C, Glicemia de Jejum e Teste Oral de Tolerância à Glicose no Diagnóstico de Diabetes: Que Teste Usar?

Autores

  • Gabriela Cavagnolli PPg em Ciências Médicas: Endocrinologia
  • Jorge Luiz Gross HCPA
  • Joiza Lins Camargo HCPA

Palavras-chave:

diabetes, testes diagnósticos, hemoglobina glicada

Resumo

Introdução: Tradicionalmente, a glicemia de jejum (GJ) e o teste oral de tolerância à glicose (TOTG), têm sido recomendados para o diagnóstico do diabetes melito (DM). Recentemente, a hemoglobina glicada/HbA1c (A1C) foi recomendada como nova ferramenta diagnóstica e seu uso isolado está sendo preconizado.

Objetivo: Analisar a concordância diagnóstica entre GJ, TOTG e A1C no diagnóstico de DM.

Métodos: Indivíduos atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre para a realização de TOTG foram incluídos no estudo. A1C, GJ, glicemia 2h após a ingestão de 75 g de glicose, perfil lipídico e história clínica foram analisados. Testes T-Student, qui-quadrado, Mann-Whitney U e coeficiente kappa foram utilizados conforme o caso.

Resultados: No total, 498 indivíduos participaram do estudo. Pelos critérios baseados na glicemia, 115 indivíduos foram diagnosticados com DM (26 pela GJ, 53 pelo TOTG e 36 por ambos os testes). Pelos valores de A1C, apenas 56 indivíduos apresentaram valor de A1C ³6,5% e foram diagnosticados com DM (27 pela A1C isolada e 29 pela A1C e também pela GJ e/ou TOTG). A concordância diagnóstica entre os critérios baseados na glicemia e A1C é fraca (kappa = 0,217; p<0,001). Pacientes diagnosticados pelo critério A1C ³6,5% isolado possuem perfil cardiovascular desfavorável quando comparados com os indíviduos que são classificados pelos critérios baseados na glicemia.

Conclusão: Os diferentes testes diagnósticos identificam diferentes indivíduos com risco de diabetes. A utilização de algoritmos empregando os testes GJ, TOTG e/ou A1C parece ser mais adequada para garantir a correta classificação dos indivíduos com DM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joiza Lins Camargo, HCPA

Serviço de Patologia Clínica - Unidade de Bioquímica e Imunoensaios

Downloads

Publicado

2011-01-18

Como Citar

1.
Cavagnolli G, Gross JL, Camargo JL. HbA1C, Glicemia de Jejum e Teste Oral de Tolerância à Glicose no Diagnóstico de Diabetes: Que Teste Usar?. Clin Biomed Res [Internet]. 18º de janeiro de 2011 [citado 29º de março de 2024];30(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/18167

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2