Diabetes e Gestação: Perfil Clínico e Laboratorial em Pré-Natal de Alto Risco

Autores

  • Letícia Schwerz Weinert
  • Maria Lúcia Rocha Oppermann
  • Cristiano Caetano Salazar
  • Bárbara Marina Simionato
  • Sandra Pinho Silveiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS
  • Angela Jacob Reichelt

Palavras-chave:

Diabetes Gestacional, Gestação de Alto-Risco, Grande para Idade Gestacional, Pequeno para Idade Gestacional, Peso do Recém-Nascido, Prevalência

Resumo

Introdução: O diabetes é complicação clínica frequente na gestação e sua prevalência vem aumentando nos últimos anos.

Objetivo: Analisar a frequência dos tipos de diabetes na gestação, as características clínicas das gestantes e alguns desfechos materno-fetais, em pré-natal de alto risco.

Método: Estudo retrospectivo de revisão dos prontuários eletrônicos de mulheres com diabetes e gestação atendidas no período de janeiro 2009 a junho 2010 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Resultados: Nesse período, 173 gestantes foram atendidas no ambulatório de gestação e diabetes, no total de 1459 consultas. O diabetes gestacional ocorreu em 84% das gestantes, 8% apresentaram diabetes tipo 2, 6%, diabetes tipo 1 e 2%, outros tipos. As mulheres com diabetes gestacional apresentaram HbA1c inferior às demais. A maioria das pacientes iniciou o pré-natal após o primeiro trimestre. A taxa geral de cesariana foi de 56%, tendo sido mais frequente no diabetes tipo 1. O recém-nascido foi considerado pequeno para a idade gestacional em 9% dos casos, e grande em 13%, sem diferença entre os tipos de diabetes. Nas mulheres com diabetes gestacional, o peso do recém-nascido correlacionou-se positivamente com o índice de massa corporal, glicemia de jejum ao diagnóstico e HbA1c da mãe.

Conclusão: O diabetes associado à gestação é motivo frequente de atendimento no pré-natal especializado do HCPA, sendo a maioria diabetes gestacional. Nesses casos, obesidade e pior controle glicêmico associaram-se com o peso fetal aumentado. As gestantes chegam tardiamente ao centro de tratamento, com controle metabólico aquém do recomendado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Pinho Silveiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

Downloads

Publicado

2011-01-21

Como Citar

1.
Weinert LS, Oppermann MLR, Salazar CC, Simionato BM, Silveiro SP, Reichelt AJ. Diabetes e Gestação: Perfil Clínico e Laboratorial em Pré-Natal de Alto Risco. Clin Biomed Res [Internet]. 21º de janeiro de 2011 [citado 29º de junho de 2022];30(4). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/18126

Edição

Seção

Artigos Originais