Variação Sazonal de Níveis de 25-Hidroxivitamina D Sérica e Ingestão Dietética de Vitamina D em Crianças e Adolescentes com Baixa Estatura

Autores

  • Fabiana Viegas Raimundo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Lopes Bueno Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cileide Cunha Moulin
  • Mauro Antônio Czepielewski Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Vitamina D, Baixa estatura, Deficiência nutricional

Resumo

Introdução: A baixa estatura sem causa clínica evidente pode estar relacionada com deficiências nutricionais. A vitamina D é um hormônio fundamental para o desenvolvimento ósseo, obtida através da dieta e exposição solar.

Objetivo: Avaliar os níveis séricos de 25(OH)D, a variação sazonal deste metabólito e a ingestão de vitamina D em crianças e adolescentes com o déficit estatural sem causas clínicas evidentes.

Métodos: Cinquenta e cinco crianças e adolescentes com baixa estatura, sem doenças crônicas, endócrinas ou genéticas, responderam a três recordatórios de 24h para estimar o consumo de vitamina D. O nível sérico de 25(OH)D foi avaliado por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) no Laboratório Fleury/SP. A classificação do fototipo foi realizada através dos parâmetros de Fitzpatrick. Os dados meteorológicos foram obtidos junto ao VIII Distrito de Meteorologia de Porto Alegre, do Instituto Nacional de Meteorologia.

Resultados: Verificou-se o consumo dietético de Vitamina D abaixo do recomendado em 96% (N =53) dos pacientes e níveis insuficientes de 25(OH)D (<30 ng/ml) em 60% (N =33). A concentração de 25(OH)D sérica foi mais alta nas amostras coletadas durante o verão (P <0,05), não se correlacionando com o a insolação (P =0,13) ou consumo dietético de Vitamina D (P =0,32). A média de 25(OH)D sérica foi maior (P <0,05) no grupo de pacientes com fototipos I, II e III.

Conclusão: A 25(OH)D sérica apresentou variação sazonal. Níveis séricos de 25(OH)D baixos reforçam a importância da vitamina D obtida através da dieta ou suplementação nos meses onde há uma menor incidência de radiação ultravioleta.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-23

Como Citar

1.
Raimundo FV, Bueno AL, Moulin CC, Czepielewski MA. Variação Sazonal de Níveis de 25-Hidroxivitamina D Sérica e Ingestão Dietética de Vitamina D em Crianças e Adolescentes com Baixa Estatura. Clin Biomed Res [Internet]. 23º de setembro de 2010 [citado 4º de julho de 2022];30(3). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/15655