Tumor gástrico de colisão: adenocarcinoma associado a tumor carcinoide

Autores

  • Lucas Nicoloso Aita UFRGS - HCPA
  • Daniel Navarini Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)
  • Carlos Thadeu Schmidt Cerski Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
  • Carlos Cauduro Schirmer

Palavras-chave:

Tumor de colisão, adenocarcinoma, tumor carcinoide

Resumo

Relato de caso de paciente masculino, 62 anos, com quadro de dor epigástrica e perda ponderal. A tomografia abdominal subsequente revelou lesão vegetante de 3,0 x 1,5 cm no antro gástrico. O paciente foi submetido à gastrectomia parcial com reconstrução em Y de Roux. Após análise anatomopatológica da peça cirúrgica, evidenciou-se tumor carcinoide maligno de 2,0 cm, associado a adenocarcinoma gástrico do tipo intestinal de Laurén e ausência de metástases linfonodais. A Imunohistoquímica confirmou estes achados. Esse caso é de grande importância para a literatura médica, visto que, ao nosso conhecimento, representa o nono relato de um tumor gástrico dotado dessas características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Nicoloso Aita, UFRGS - HCPA

Faculdade de medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Daniel Navarini, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)

Cirurgião contratado do Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo - RS (HSVP)

Carlos Thadeu Schmidt Cerski, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Professor adjunto do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Médico patologista do Hospital de Clínicas de porto Alegre (HCPA)

Carlos Cauduro Schirmer

Professor orientador do curso de pósgraduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cirurgião contratado do Hospital de Clínicas de porto Alegre (HCPA)

Downloads

Publicado

2011-10-31

Como Citar

1.
Aita LN, Navarini D, Cerski CTS, Schirmer CC. Tumor gástrico de colisão: adenocarcinoma associado a tumor carcinoide. Clin Biomed Res [Internet]. 31º de outubro de 2011 [citado 3º de julho de 2022];31(3). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/14857

Edição

Seção

Relatos de Casos