Impacto da unitarização de ceftazidima + avibactam em um hospital público universitário durante a pandemia de COVID-19

Autores

  • Carlos Alberto Yasin Wayhs Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
  • Edlus Colares da Silva Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Palavras-chave:

Farmacoeconomia, Ceftazidima Avibactam, Compartilhamento de Frascos, Unitarização.

Resumo

Introdução: A pandemia de COVID-19 fez aumentar a demanda de medicamentos utilizados em hospitais, como a Ceftazidima + Avibactam. Nesse contexto, a Central de Misturas Intravenosas (CMIV) de um hospital público universitário passou a unitarizar as doses prescritas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da unitarização no consumo deste antibacteriano de alto custo em um hospital público universitário.

Métodos: Trata-se de uma análise farmacoeconômica de custos diretos, sobre a utilização de frascos-ampola de Ceftazidima + Avibactam no período de 01/07/2020 a 31/05/2021. Foram unitarizadas todas as doses que correspondiam a uma fração da dose total do frasco-ampola, em Cabine de Segurança Biológica classe II B2. Os frascos-ampola foram utilizados à exaustão, através do compartilhamento e organização dos horários de manipulação.

Resultados: O número total de preparos realizados pela CMIV do referido hospital no período foi de 837. O consumo projetado sem a centralização dos preparos seria de 837 (um frasco por dose). Entretanto, o consumo real foi de 437 frascos. A eficiência de unitarização foi de 101%, com economia real de 400 frascos (R$ 244.832,00) para a instituição.

Conclusões: A pandemia de COVID-19 sobrecarregou os sistemas de saúde do mundo todo, sendo que a atuação farmacêutica foi fundamental para garantir o acesso aos medicamentos essenciais. A CMIV assumiu a unitarização da Ceftazidima + Avibactam, antibiótico em risco de desabastecimento, gerando um consumo 47,8% menor, contribuindo para o acesso deste medicamento de forma ininterrupta durante os 11 meses avaliados na referida instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-03

Como Citar

1.
Wayhs CAY, da Silva EC. Impacto da unitarização de ceftazidima + avibactam em um hospital público universitário durante a pandemia de COVID-19. Clin Biomed Res [Internet]. 3º de março de 2023 [citado 29º de março de 2024];42(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/122294