Desenvolvimento de sistema estruturado com inteligência artificial para apoio no diagnóstico de parasitoses intestinais

Autores

  • Eduardo Ottobelli Chielle

Palavras-chave:

Parasitas intestinais, inteligência artificial, diagnóstico.

Resumo

Introdução: Sistemas de inteligência artificial são tecnologias promissoras de assistência em saúde e diagnóstico laboratorial, que podem ser implementados como métodos de suporte para o diagnóstico de parasitoses intestinais. 

 

Objetivo: Este estudo objetivou desenvolver um software de IA que auxilia no diagnóstico laboratorial de parasitoses intestinais, com alta sensibilidade e especificidade.

 

Métodos: O software foi desenvolvido utilizando duas redes neurais, Inception e MobileNet. Primeiro imagens de ovos dos parasitas Ascaris lumbricoides, Trichiuris trichiura, Taenia sp, Hymenolepis nana, Schistosoma mansoni e larvas de Strongyloides stercoralis, foram utilizados para treinar o banco de dados. Posteriormente 2.740 imagens cedidas pelo Laboratório de Parasitologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina foram testadas no software.

 

Resultados: O software apresentou sensibilidade de 82,3% (95% intervalo de confiança (IC), 71,9%-89,1%) e especificidade de 95,1% (95% IC, 94,3%-97,8%) para MobileNet e sensibilidade de 72,1% (95% IC, 52,6%-115%) e especificidade de 92,1% (95% IC, 91,7%-97,7%) para Inception.

 

Conclusão: O software apresentou resultados promissores na análise de parasitas intestinais, reforçando que, no futuro, a presença de sistemas de suporte de diagnóstico das parasitoses pode vir a se tornar mais rápido e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Como Citar

1.
Ottobelli Chielle E. Desenvolvimento de sistema estruturado com inteligência artificial para apoio no diagnóstico de parasitoses intestinais. Clin Biomed Res [Internet]. 11º de março de 2021 [citado 28º de março de 2024];40(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/105362