Efeitos da utilização da realidade virtual não imersiva na reabilitação de membro superior de pacientes acometidos por AVC em um hospital público de Porto Alegre

Autores

  • Gabriela Cornely Rocha

Palavras-chave:

Realidade virtual, fisioterapia, reabilitação, acidente vascular cerebral

Resumo

O presente estudo teve por objetivo relatar os efeitos do uso da realidade virtual não imersiva através de um jogo criado para a reabilitação de membro superior pós AVC. O mesmo foi aplicado com quatro pacientes na Unidade de Cuidados Especiais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo realizado duas vezes ao dia durante a semana e uma vez ao dia nos finais de semana, desde a avaliação ao momento da alta hospitalar. Foi realizado a avaliação inicial e final da escala de Rankin modificada e selecionou-se as jogadas inicial e final para a verificação dos resultados. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva. Os resultados demonstraram uma diminuição do tempo de execução do jogo com aumento da pontuação alcançada durante os desafios na maioria dos pacientes. Entende-se que jogos sérios podem ser utilizados como complemento na reabilitação pós-AVC.

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Biografia do Autor

Gabriela Cornely Rocha

Fisioterapeuta

Mestranda em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

1.
Cornely Rocha G. Efeitos da utilização da realidade virtual não imersiva na reabilitação de membro superior de pacientes acometidos por AVC em um hospital público de Porto Alegre. Clin Biomed Res [Internet]. 28º de junho de 2021 [citado 29º de março de 2024];41(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/104737

Edição

Seção

Comunicações Breves