• O manuscrito não foi publicado ou submetido a outra revista.
  • Os metadados inseridos na submissão devem estar de acordo com as informações do documento principal e da folha de rosto.
  • É obrigatória a inclusão de dois nomes com afiliações e endereços de e-mail institucional para atuarem como revisores do manuscrito.
  • A folha de rosto em documento separado (.doc ou .docx) contendo os nomes de todos os autores com suas instituições de vínculo, Orcid, e-mail e a indicação do autor correspondente.
  • O arquivo principal contém: Título (e Title, no caso do artigo não estar na íntegra em língua inglesa);.
    Resumo (e Abstract, no caso do artigo não estar na íntegra em língua inglesa); Artigo completo, de acordo com a seção selecionada; Referências.
  • O arquivo principal está em formato .doc ou .docx
  • As citações e referências do artigo devem seguir o estilo Vancouver.
  • Quando utilizar figuras, estas devem ser enviadas como suplemento e referenciadas ao longo do texto do artigo. Formato JPG, preferencialmente coloridas, resolução de 300 dpi e não exceder a cinco figuras.
  • Todos os autores leram a versão enviada à revista e estão de acordo com a submissão da mesma.

A Clinical and Biomedical Research adota o estilo Vancouver para publicação de artigos.

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Requisitos textuais gerais:

• Apresentar na folha de rosto afiliação dos autores com a indicação da instituição e a unidade de vínculo e indicação do autor correspondente, acompanhada do endereço institucional completo
  • Título completo
  • Título reduzido
  • Trabalho apresentado em reunião científica, indicar o nome do evento, o local e a data da realização
  • Citação estilo Vancouver
  • Referências estilo Vancouver

Editorial

Comentário crítico e aprofundado, preparado a convite dos editores e submetido por pessoa com notório saber sobre o assunto abordado. Esta seção pode incluir o editorial de apresentação da Revista, assinado pelo Editor, além de editoriais especiais, que compreendem colaborações solicitadas sobre temas atuais ou artigos publicados na Revista.

Editorial
Máx. 1000 palavras
Conhecimento sobre área a comentar
Comentário crítico

Artigos Especiais

Manuscritos exclusivamente solicitados pelos editores, sobre tema de relevância científica, a autores com reconhecida expertise na área e que não se enquadrem nos critérios de Editorial.

Artigos Especiais
Solicitados por editores
Tema de relevância científica
Autores que não se enquadram nos critérios editoriais

Artigos Originais

Artigos com resultados inéditos de pesquisa, constituindo trabalhos completos que contêm todas as informações relevantes que o leitor possa avaliar seus resultados e conclusões, bem como replicar a pesquisa. A sua estrutura formal deve apresentar os tópicos: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. A(s) conclusão(ões) deve(m) estar no último parágrafo da Discussão, não sendo necessária uma seção específica. Implicações clínicas e limitações do estudo devem ser apontadas. Para os artigos originais, deve-se apresentar um resumo estruturado (Introdução, Métodos, Resultados e Conclusões) em português e em inglês (Abstract), nos casos em que o artigo não for escrito na sua totalidade na língua inglesa.

Artigos Originais
Máx. 3.000 palavras
Resumo estruturado
Resumo máx. 250 palavras
Estrutura textual em tópicos
Implicações clínicas apontadas
Não é necessário tópico para conclusão
Conclusão no último § da discussão
Tabelas incluídas no documento principal
Figuras em doc. sup. a parte individual (se tiver)

Revisão Sistemática

Revisão sistemática
Máx. 6000 palavras
Resumo até 200 palavras
Máx. 80 referências
Tabelas inclusas
Figuras em doc. a parte individual (se tiver)

Comunicações Breves

Comunicações Breves
Máx. 1200 palavras
Resumo estruturado em port. esp. ou inglês
Resumo máx. 150 palavras
Estrutura textual em tópicos
Implicações clínicas apontadas
Não é necessário seção para conclusão
Conclusão no último § da discussão
Tabelas incluídas
Máx. 2 tabelas ou figuras
Figuras em doc. a parte individual (se tiver) - enviadas como suplemento - referenciadas ao longo do artigo - Formato JPG, preferencialmente coloridas - resolução de 300 dpi - não exceder a cinco figuras.

Artigos de Revisão

Artigos que objetivam sintetizar e avaliar criticamente os conhecimentos disponíveis sobre determinado tema.

Artigo de Revisão

Máx. 6000 palavras
Resumo até 200 palavras
Máx. 80 referências
Tabelas inclusas
Figuras em doc. a parte individual (se tiver)

Relatos de Casos

Relato de Caso
Máx. 1000 palavras (sem resumo/abstract e referências)
Apresentar introduçao
Resumo até 150 palavras
Sigilo de pacientes
Apresentar discussão
Tabelas incluídas no manuscrito
Tabelas após as referências
2 Tabelas no máximo
15 Referências
Figuras enviadas separadas do arquivo principal (se tiver)

Relatos de Casos: Imagens em Medicina

Relato de Caso Imagem em Medicina
Máx. 500 palavras
2 a 3 imagens
Imagens elucidativas
Imagens não usuais
5 Referências
Resolução mín. 300dpi

Seção de Bioestatística

Encerrada a partir do volume 33(3/4) de 2013.

Reaberta a partir do volume 38(3) de 2018

Carta ao Editor

Cartas para o Editor
Máx. 500 palavras
Não ter resumo
Relevância científica
1 figura
1 tabela
Máx. 5 referências

Seção de Bioética

Encerrada a partir do volume 33(3/4) de 2013.

Reaberta a partir do volume 38(3) de 2018