O jeito de ser. Arte como um caminho
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.88319Palavras-chave:
Desenvolvimento do ser. Criatividade. Emoção. Arte. Educação artística. Inteligência emocional.Resumo
Vivemos num mundo em constante mudança, sem um guia que nos ajude a elaborar adequadamente toda a informação visual que consumimos ao longo do dia. Parar para refletir sobre o que vemos nos leva à construção do pensamento a partir da reflexão e integração. Da imagem à emoção, da emoção ao pensamento. Abandonar o estado passivo, deixando de relegar o ser a um segundo plano, no sentido de manifestar nossa própria essência como um caminho de descoberta e de própria evolução, para aprender, no sentido amplo da palavra, ao mesmo tempo que nos permita desaprender. Avançar, em todo caso, no processo de construção de nosso pensamento, dos valores que articulam nossos fundamentos como pessoas. Aquilo que é fundamental, que nos descreve e nos define, que nos faz ser como somos e não de outro modo.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. La poética del espacio. México: Fondo de cultura económica, 2005.
BREA, J.L. Las tres eras de la imagen. Madrid: Akal, 2010.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Creatividad. El fluir y la psicología del descubrimiento y la invención. Barcelona: Paidós, 1998.
DAVIDSON, R.; BEGLEY, S. El perfil emocional de tu cerebro. Barcelona: Destino, 2012.
ELLIS, A.; MACLAREN, C. Las relaciones con los demás. Barcelona: Océano, 2014.
GARDNER, H. Estructuras de la mente. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.
GOLEMAN, D. El cerebro y la inteligencia emocional. Barcelona: Ediciones B., S.A., 2012.
GOLEMAN, D. Liderazgo. El poder de la inteligencia emocional. Barcelona: Ediciones B, 2013.
GUILLÉN, J. Enseñar menos y aprender más: actividad cerebral del alumno durante la tradicional clase magistral, 2015. Disponível em: http:://escuelaconcerebro.wordpress.com/2015/08/17/ensenarmenos-y-aprender-mas-actividad-cerebral-del-alumno-durante-la-tradicional-clase-magistral. Acesso em: 11 dez. 2018.
MARINA, J.A. Despertad al diplodocus. Una conspiración educativa para transformar la escuela… Y todo lo demás. Barcelona: Ed. Ariel, 2015.
MASLOW, A. La personalidad creadora. Barcelona: Kairós, 2008.
ROBINSON, K. Busca tu elemento. Aprender a ser creativo individual y colectivamente. Barcelona: Empresa activa, 2012.
ROGERS, C. El proceso de convertirse en persona. Barcelona: Paidós ibérica, 1996.
SALOVEY, P.; MAYER, J. Emotional intelligence. In: Imagination, Cognition and Personality 9, no. 3, March, 1990. p. 185–211.
SOMMER, D. The work of art in the world. London: Duke University Press, 2014.
TAN, C. Busca en tu interior. Mejora la productividad, la creatividad y la felicidad. Barcelona: Planeta, 2012.
TIERNO, B. Optimismo vital. Barcelona:Temas de hoy, 2008.
VVAA. A Wearable sensor for Unobtruvise, Long'Term Assessment of Electrodermal Activity, IEEE TRANSACTIONS ON BIOMEDICAL ENGINEERING, VOL. 57, NO. 5, May, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.