Arte popular e espaço universitário: uma experiência educativa mediada pela reflexão filosófica

Autores

  • Selma Machado Simão Universidade Estadual de Paulista – UNESP, Rio Claro/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.84940

Palavras-chave:

Arte popular. Criação. Filosofia.

Resumo

Este artigo apresenta as análises dos resultados de uma ação educativa realizada na Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp (GAIA) no ano de 2017. Os conteúdos teóricos e práticos desta proposta foram fundamentados nas linguagens da Arte Popular brasileira, como: lendas, danças, cantigas e a Literatura de Cordel. Tais conteúdos foram fruídos e analisados por meio de reflexões filosóficas dos autores: Michel Foucault, Mikhail M. Bakhtin e Gilles Deleuze. Assim, a mediação baseou-se no enfoque fenomenológico e na interlocução de objetos culturais inseridos no universo epistemológico de conceitos da Filosofia. Tornou visíveis as produções de diferentes grupos e seus autores no intuito de promover a criação poética e a autoria, além de evidenciar a importância da pesquisa empírica na área de educação em artes.

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Biografia do Autor

Selma Machado Simão, Universidade Estadual de Paulista – UNESP, Rio Claro/SP

Graduação em Lic. Educação Artística com Hab. Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1980), Especialização em Arte e Tecnologia pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2002), Especialização em Expressões Criativas pela Faculdade de Ciências da Saúde (2013), Mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - FE Unicamp (2012), Pós-doutorado em Educação pela Unesp de Rio Claro (2016). Pesquisadora Unesp Rio Claro.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

SIMÃO, S. M. Arte popular e espaço universitário: uma experiência educativa mediada pela reflexão filosófica. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.84940. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/84940. Acesso em: 28 mar. 2024.