Aprendizagem Colaborativa Online e Educação Artística
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.74289Palavras-chave:
Do-It-Yourself. Edmodo. Aprendizagem Colaborativa Online. Metodologia Projetual.Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso efetuado com alunos do ensino fundamental analisando as atividades colaborativas realizadas numa comunidade criada na plataforma digital Edmodo. A técnica de desenvolvimento da investigação posicionou-se no paradigma interpretativo e qualitativo recorrendo à análise de conteúdo das discussões e dos artefactos criados. Os resultados mostram o nível de colaboração do grupo e a influência de algumas ferramentas e métodos de trabalho, tornando evidente a necessidade de realização de outros estudos sobre comunidades análogas dedicadas à educação artística em faixas etárias precoces.Downloads
Referências
ACKERMANN, E. Cultures of creativity and modes of appropriation: From DIY (Do It Yourself) to BIIT (Be In It Together). Retirado de: <http://cache.lego.com/r/legofoundation/-/media/LEGO%20Foundation/Downloads/Cultures%20of%20Creativity/Edith%20K%20Ackermann.pdf>. 2013.
COUTINHO, C. P. Avaliação da qualidade da investigação qualitativa: algumas considerações teóricas e recomendações práticas. In Francislê Neri de Sousa et al. (Org.). Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios, Volume 2, 1.ª edição, p. 101-121. Oliveira de Azeméis: Ludomedia. 2015.
COUTINHO, C. P. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina. 2013.
DILLENBOURG, P. What do you mean by collaborative learning? In: P. Dillenbourg (Ed.) Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches, pp. 1-19. Oxford: Elsevier. 1999.
GUBA, E. G., & LINCOLN, Y. S. Competing paradigms in qualitative research. In: N. K., Denzin, & Y. S., Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research, pp. 105-117. Thousand Oaks, CA: Sage. 1994.
HARASIM, L. M. Learning Theory and online Technologies. New York: Routledge. 2012.
ITO, M., Baumer, S., Bittanti, M., Boyd, D., Cody, R., Herr, B. & Tripp, L. Hanging out, messing around, geeking out: Living and learning with new media. Cambridge, England: MIT Press. 2009.
JENKINS H.; KNOBEL, C.; & LANKSHEAR, M. (Eds.). DIY media. Creating, sharing and learning with new technologies, p. 231-253. New York: Peter Lang. 2010.
KAFAI, Y. & PEPPLER, K. Youth, Technology, and DIY: Developing Participatory Competencies. in Creative Media Production. In: WORTHAM, S. (Ed.), Youth Cultures, Language, and Literacy - Review of Research in Education, pp. 89-119. London: Sage. 2011.
KAMENETZ, A. DIY U: Edupunks, Edupreneurs, and the Coming Transformation of Higher Education. White River Junction. VT: Chelsea Green Publishing. 2010.
KUZNETSOV, S., & PAULOS, E. Rise of the expert amateur: DIY projects, communities, and cultures. Retirado de: <http://portal.acm.org/citation.cfm?id=1868914.1868950&coll=DL&dl=GUIDE&
amp;CFID=10335082>. 2010.
LISBÔA, E. & COUTINHO, C. P. Colaboração Online: Como Avaliar? Revista Paidéi@. Unimes Virtual, Volume 4. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br>. 2013.
MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes. 1981.
MURPHY, E. Recognising and promoting collaboration in an online asynchronous discussion. British Journal of Educational Technology, Volume 35, Number 4, p. 421-431. Retirado de: <http://www.ucs.mun.ca/~emurphy/bjet_401.pdf>. 2004.
ROSCHELLE J. & TEASLEY S. The construction of shared knowledge in collaborative problem solving. In: O’Malley, C (Ed.). Computer supported collaborative learning, p. 69-97. Berlin: Springer-Verlag. 1995.
STAKE, R. E. (1995). The Art of Case Study Research. Thousand Oaks, CA: Sage.
SCHUTT, R. Investigating the social world: the process and practice of research, Thousand Oaks, CA: Pine Forge Press. 1999.
VAN BOXTEL, C., VAN DER LINDEN, J.L., & KANSELAAR, G. Collaborative learning tasks and the elaboration of conceptual knowledge, Learning and Instruction, Volume 10, Issue 4, p. 311-330. Disponível em: <https://www.kanselaar.net/wetenschap/files/colllearning_Carla_L&I2000.pdf>. 2000.
YIN, R. Case Study Research: Design and Methods. Thousand Oaks, CA: Sage. 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.