Desenhar-se de nuvem — das intensidades possíveis com materiais e materialidades e artes visuais e infâncias e...
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.117786Palavras-chave:
Ensino das Artes Visuais. Infâncias. Educação Infantil. Materiais. Materialidades.Resumo
Nesta escrita proponho um movimento que se constrói com algumas experiências vividas enquanto professora de Artes Visuais em Educação Infantil, que foram atravessadas e movimentadas pelo desejo de conceituar e dar vazão a um pensamento com materiais e materialidades da arte. Para tanto, busco enfatizar uma tessitura que também se dá nas relações possíveis entre a produção artística e as experiências em Artes Visuais e com Infâncias, no âmbito da Educação Infantil.Downloads
Referências
A PEQUENA história de ‘Leap into the void’. Dobras Visuais, [s.l.], c2013. Disponível em: <https://www.dobrasvisuais.com.br/2013/04/a-pequena-historia-de-leap-into-the-void/>. Acesso em dez. 2021.
DELEUZE, Gilles. O que as crianças dizem. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Ed.34, 1997. p. 73-79.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI. Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. São Paulo: Ed. 34, 2011.
ETERNO retorno – ISTO É Independente. Pinterest. Porto Alegre, [entre 2000 e 2021]. Disponível em: <https://www.pinterest.co.uk/pin/852587773180593931/>. Acesso em dez. 2021.
FUNDACIÓ Joan Miró. Blog. Barcelona, c2021. Disponível em: <https://www.fmirobcn.org/en/>. Acesso em dez. 2021.
GIL, José. O Movimento Total– Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.
KOHAN, Walter.A infância da educação: o conceito devir-criança. In: KOHAN, Walter O. (Org.) Lugares da Infância: filosofia. Rio de Janeiro: DPeA, 2004. p. 51 – 68.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças piruetas e mascaradas. São Paulo: Autêntica, 2013.
LEITE, César Donizete Pereira. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LOPONTE, Luciana. Arte e Metáforas Contemporâneas para pensar Infância e Educação.In:Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37, p. 112 – 188, jan./abr. 2008.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Marteen. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
PASCHOLATI, Aline. Obra de arte da semana: 'Autorretrato com colar de espinhos e beija-flor', de Frida Kahlo. ARTRIANON, [s.l.], 14 de out. de 2019. Disponível em: <https://artrianon.com/2019/10/14/obra-de-arte-da-semana-autorretrato-com-colar-de-espinhos-e-beija-flor-de-frida-kahlo/>. Acesso em dez. 2021.
TASQUETTO, Angélica D’Avila. Vermelhar-se em Mar– uma viagem resistência com arte e ciência e... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. 286 p.Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.